sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Obama é um "Homem do Presidente"?

"Um político carismático, vindo de um grupo étnico minoritário dos EUA, que arrebata um país e que aposta na união, partidos à parte, para galvanizar as massas. Retrato de Matt Santos, candidato democrata à Casa Branca de Os Homens do Presidente (The West Wing), em 2004. Ou retrato de Barack Obama, o fenómeno das primárias dos democratas em 2008? Ambos.
Eli Attie, argumentista e produtor de Os Homens do Presidente, inspirou-se num político do Illinois para criar a personagem. Chamava-se Barack Obama e chamou-lhe a atenção na convenção que nomeou John Kerry candidato à presidência em 2004. "Inspirei-me nele para desenhar esta personagem. Ele tinha feito um óptimo discurso e as pessoas começavam a falar nele", explicava ontem Attie no Guardian.
Como escreveu o diário britânico, muitos dos espectadores da série (1999-2006) de Aaron Sorkin andavam intrigados com as semelhanças entre a messiânica personagem interpretado pelo hispânico Jimmy Smits e o candidato que está a roubar protagonismo a Hillary Clinton.
A arte, de facto, imitou a realidade. Attie, que escrevia os discursos de Al Gore em 2000, contactou David Axelrod, assessor de Obama que hoje é o seu estratega de campanha, para saber sobre como o político abordava a questão racial. Mas também sobre o seu star-power. "Depois daquele discurso, a vida de Obama mudou. Alguma da aura de celebridade de Santos veio daí", detalhou Eli Attie.
Na série, Santos disputa umas primárias renhidas contra um candidato favorito. Do lado republicano, opõem-se um pastor cristão e um senador mais liberal, evocativos de Huckabee e McCain. "Estamos a viver os seus guiões", brincou Axelrod num e-mail para Attie. A série dá a vitória a Santos nas primárias e nas eleições presidenciais".

Joana Amaral Cardoso, in Público

3 comentários:

Fátima disse...

que giro. não imaginava que era MESMO inspirado nele

Marina disse...

eheheheh NAo te contei que tou VICIADA em West Wing, pois nao? Vi quase todas as seasons no brasil! Que nerd!
Aquilo e taooo giro!

helga disse...

That's America!! Só mesmo na América... genial!