quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Gordon Brown, aquele abraço

Não sei bem o motivo da ausência de posts sobre a actualidade britânica. Tento ler o jornal todos os dias, e todos os dias há debates, quer nas aulas, quer entre o meu muito interessante grupo de amigos - aqui não entra a modéstia.
No entanto tenho negligenciado o blog. Às vezes faço setinhas no jornal para não me esquecer, mas acabo por não escrever nada. Pois bem, hoje vou fazê-lo.

Começo por dizer que os britânicos são exigentes com a sua classe política. Ainda bem, claro. Mas para mim torna-se complicado pensar como eles e deixar de ver os políticos como pessoas que também são.
Gordon Brown já esteve envolvido em vários "escandalos" - que não são nada, comparado com o que se passa em Portugal. É uma questão de princípio, claro. Mas Brown sofre também do síndrome "Manuela Ferreira Leite": não é amigo das câmaras, não é bonito, é tímido, comedido nas palavras. É cada vez mais impopular num país em guerra, severamente afectado pela crise económica e aterrorizado pela mão sinistra da União Europeia. Apesar de as eleições serem daqui a pouco menos de um ano, já toda a gente diz que os Tories vão ganhar.
No meio disto tudo confesso uma certa simpatia por Brown. E pena tambem, pois a imprensa tablóide - aqui muito forte - não o poupa a nada e a oposição bebe o seu sangue.
Além do escandalo do "desvio de dinheiro", quando aqui cheguei falava-se muito de uma entrevista na BBC que em o jornalista perguntou a Brown se ele tomava antidepressivos. O primeiro-ministro tem alguns problemas de saúde, incluindo sérias dificuldades de visão devido a um acidente que teve quando era novo. As páginas e páginas que foram escritas sobre isso e como de qualquer das formas Brown perdia, quer dissesse que o jornalista não tinha nada a ver com isso - "estará a admitir que sim?" - ou dissesse que não - "está a discutir a sua vida privada na TV pública?".
Esta semana outro episódio, bem mais agonizante, aconteceu. Sempre que um soldado morre, Gordon Brown escreve uma carta, à mão, aos familiares - por vezes até a mais que um. Ao que parece, a mãe de um soldado que morreu no Afeganistão ficou extremamente ofendida porque Brown escreveu mal o nome do rapaz e deu até erros ortográficos. O rapaz chamava-se Janie, e ele escreveu Jamie. A senhora foi contactada - ou ela própria contactou - pelo Sun (o pioooooor jornal britânico) e a história explodiu. A carta foi publicada em todo o lado, até nos jornais de referência e esta senhora entrevistada em todas as televisões. A letra de Brown é horrível, isso é um facto, ao ponto de nem se ter a certeza que alguns dos erros são efectivamente erros. Mas foi ele que a escreveu pessoalmente. O primeiro-ministro ligou a esta senhora e pediu-lhe desculpas. O telefonema foi transcrito pelo Sun. Ontem, publicamente Brown voltou a pedir desculpas pelo erro, e dizendo que compreendia bem o que era perder um filho - a sua filha morreu quando era criança.
O episódio tem sido empolado, arrastado, usado até à exaustão. É doloroso ver Brown pedir desculpas e mais desculpas. Mas o que pode ele fazer? Não pode opor-se a uma mãe de luto por um filho que combatia sob as suas ordens. Não pode dizer "A senhora está perturbada, deixe-me em paz". Por isso isto continua. Entretanto, o Sun vende aos milhões, numa prática jornalística vomitável, explorando a dor de uma mãe para criar polémica. Comentadores, jornalistas e até alguns membros da oposição já vieram a público defender Brown, mas a verdade é que a história continua nos jornais e nas televisões. É uma loose-loose situation: insensível ou fraco?
Uff, não está a ser um ano fácil para Gordon Brown.

4 comentários:

M. disse...

ahahahah isso tb foi noticia nos jornais espanhois! Eu achei graça, pk odeio o Brown. Na verdade odeio todos os "britanicos" e a sua cultura "somos tao supeiores a Europa" LOL .
Mas, sim, é ridiculo que isso seja capa de jornais

i disse...

Sim, eu tb detesto isso - aliás, passo a vida a ter essa discussão. Mas dentro das opções possíveis, o labour do Brown é o mais "amigo" da UE...

i disse...

ah, a manchete do Sun nesse dia era "Bloody Shameful"

tracey disse...

bloody shameful? LOL esse pessoal inspira-se no twilight ou na série true blood para os títulos :P