domingo, 18 de abril de 2010

Vergonhoso

"O director do "i", Martim Avillez Figueiredo, entregou hoje uma carta ao presidente do grupo Lena, em que pede explicações sobre o corte de custos. Na sequência dessa carta, a administração decidiu demiti-lo.

No documento a que o Negócios teve acesso, Avillez Figueiredo - que anunciou hoje que vai deixar de ser director do projecto - , refere: “fui defraudado, a minha dignidade profissional foi defraudada: sinto que defraudei quase cem pessoas que acreditaram em mim, no projecto que patrocinei e no qual verdadeiramente empenhei o meu nome”.

Esta afirmação surge depois de Avillez Figueiredo ter sustentado ter sido “aliciado para esse projecto pelas enormes expectativas que lhe foram criadas” pelo presidente do grupo Lena, António Barroca.

O ex-director do “i” escreve que, na altura, lhe foi transmitida a ideia de que “que o grupo Lena teria a capacidade, a vontade de investir e determinação para – sem vacilar e com constância” implementar uma marca com presença em diversos suportes, do papel ao online, da rádio e à TV”.

Um mail enviado por Francisco Santos, administrador da Sojormedia, à direcção editorial refere um conjunto de metas de redução de custos, que, na sua opinião, “são vitais para a sobrevivência do ´i´ no quadro da fortíssima (quase total) dependência do seu accionista, grupo Lena, acompanhada de uma fraquíssima capacidade de gerar receitas”.

O plano cortes inclui a “redução de despesas de com colaborações a recibo verde ou facturas de empresas, por forma a que esta rubrica não ultrapasse os 30 mil euros mensais”.

A reorganização da redacção é outra das medidas propostas, sendo o objectivo cortar custos em 30 mil euros por mês. O administrador defende ainda cortes nos custos com gráfica (10%), nos serviços de agências noticiosas (20%) e na revista semanal (40%)."

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=420193

Filipe Pacheco, in Jornal de Negócios

2 comentários:

Tracey disse...

Entretanto lembrei-me de uma notícia sobre o Grupo Lena estar a ser investigado ... E de administradores da TVI dizerem que eles também já a quiseram comprar...

Fátima disse...

http://dn.sapo.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=1548538&seccao=Media

"O administrador adianta que nunca esteve em causa o fecho do jornal. "O jornal está cheio de vitalidade e de bons profissionais, conseguiu conquistar o seu espaço. O que vamos fazer é casar o bom jornalismo com a boa gestão", considera."

HUm....