segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mea culpa

A coisa que mais me custa nisto de estar longe de casa não é as saudades da comida, nem do sol, nem dos amigos, nem sequer propriamente as saudades clássicas da família.
O que mais me custa é este sentimento de culpa constante de estar a fugir às minhas responsabilidades. De filha, de neta, de sobrinha, de prima. De amiga, também. É esta clara noção de que não estou cá para ajudar a aliviar as dores e os trabalhos e a trazer um pouco de alegria quando possível.
O tempo todo me debato com isto: quero estar aqui porque sei que devo estar aqui, e ao mesmo tempo suspiro de alívio por não estar aqui e pela paz de espírito que a ignorância me traz.
Admitir isso ainda me faz sentir mais culpada.

4 comentários:

Francisco Maia disse...

bah para ti. Devias levar um pontapé no rabo. Síndrome de Superhomem.

She knows disse...

Eu não acho que tu (ou seja quem for) tem algum dever sem ser o de seguir o seu caminho. O teu caminho pode passar por ajudar a tua familia, amigos ou quem precisa, mas mais importante do que isso é "ajudares-te" a ti mesma (a ser feliz, a seguir os teus sonhos, etc), porque isso ninguém faz por ti. Não acho que te devas sentir culpada, mas percebo o que queres dizer.

Francisco Maia disse...

Olha que she knows, Inês.

Ha! Sou um fartote!

Fátima disse...

não tens nada responsabilidade nenhuma. as pessoas já são crescidinhas!