sábado, 22 de março de 2008

Blogs: o nosso espaço público

Três anos de CC sempre fizeram alguma coisa a esta cabeça.
Estava ali a ler uma reportagem do P2 de hoje sobre blogs e não pude deixar de pensar num específica aula e num específico professor.
Parece que os blogs em Portugal vieram para ficar. Já haverá uns 200 mil e ganham cada vez mais importância. Os internautas começam a ter um blog que gostam especialmente de visitar regularmente. Quer por motivos de classe (como é o caso da proliferação de blogs de professores, sobre ser professor), quer artísticos, poéticos, de viagem e principalmente de análise política e social - eles estão aí.
São totalmente democráticos: não há limite de idade, raça, sexo, ou classe social. Até quem não tem computador pode ter um blog, já que há computadores a que podemos aceder em vários locais. Eu já li o blog de um preso, que passava os textos à mulher em papel.
Estudámo-los nas aulas e vimos crescer o zum-zum em torno deles. Mas a verdade é que não havia nada disto há meia dúzia de anos, e tenho que admitir que é mesmo uma revolução. Informação e troca de ideias a nível mundial, que não são, como sempre foram, unilateriais. Consigo ver o Piçarra a saltar na cadeira de contentamento. Há salvação para esta multidão! Poderemos voltar a ser Públicos.
"Um grande bem-haja" a todos os bloggers que contribuem para o alargar do opinion-makerismo. Já fartava serem sempre os mesmos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Belo txt! Complimenti!
Ag imagina se uma das perguntas de sociologia tivesse sido sobre blogs em vez de habermas, o notão q n ias ter! ;P

Fátima disse...

não tinha visto este post! grande inês! confesso que quando tive o meu primeiro belógue quase vivia para aquilo.agora é mais usual, mas gosto sempre. grande meio de comunicaçao. viva a blogspot