segunda-feira, 31 de março de 2008

Paixão pelo desporto: natural ou cultivada?

Que o desporto mova multidões sempre foi coisa que me intrigou. Não é só porque era absolutamente desajeitada a tudo o que incluíssse atirar ou receber uma bola e totalmente incapaz de coordenação motora ou graciosidade de movimentos.
Isso eu compreendo, nem todos nascemos com dotes para a coisa e além disso nem sequer investi na actividade física (já que a considerava um verdadeiro sacrifício).
O que me faz questionar a validade dos meus genes é mesmo o facto de nenhum desporto me provocar qualquer vestígio de emoção. Será que o meu ADN é diferente do do resto da humanidade?
Eu já tentei, a sério que sim. Já me enrolei na bandeira portuguesa, num bar cheio de pessoas entusiasmadas, em pleno europeu. Pensei que talvez precisasse daquele empurrão. Já não me lembro com quem estávamos a jogar (talvez Inglaterra) mas a verdade é que lá para meio do jogo já estava a bocejar. Quando marcávamos golo eu ficava contente, mas é o mesmo grau de contentamento de quando não há fila para o multibanco "ah que bom, não preciso esperar". Da mesma forma fico satisfeita pelo golo, pelo jogo ganho e triste por perdermos o campeonato. Quer dizer, ligeiramente aborrecida, do género "que chatice. E agora acho que vou comer um gelado".
Não há aqui um sentimento de desprezo. É que simplesmente não me entusiasma. Jogo nenhum, nada. Nem sequer quando é alguém que eu conheço que joga. Se tivesse que me levantar da cadeira e gritar seria totalmente fingido.
Isto até me preocupa um bocado, porque há que aceitar que o resto da sociedade não vive assim. Claro que há os que não gostam de futebol, que até são "anti". Mas toda a gente se diverte com isso do ser de aguma equipa, torcer por um grupo. Eu pergunto qual foi o resultado do Benfica, porque quando era pequena decidi que era do clube, porque o meu pai era.
Ainda se vivesse numa comunidade sports-free. Mas não. Toda a gente à minha volta gosta de alguma modalidade de desporto, de alguma forma.
Preciso de terapia?

5 comentários:

Fátima disse...

não, és igual a mim. adoro gozar com as pessoas que vivem preocupadas com isso, e adoro o meu pai por ser o único pai (que eu conheço) indiferente ao futebol. tá sempre a dizer "que me importa? eles ganham milhões, eu não, não vou sofrer por quem é rico". hehe

i disse...

isso dos ordenados é uma coisa que eu nunca vou perceber. Quando o Simão saíu do benfica (se n foi assim, foi outro jogador que saíu de um clube grande lol) o treinador fez um discurso mto emotivo em como ia ter mtas saudades dele, mas que sabia q ele tinha q pensar "na família dele primeiro".
Hein??? Ou o Simão tem 30 filhos, ou então não percebo bem qual é a diferença entre receber biliões e receber triliões. acho mesmo que as pessoas perderm a noção. Querem tanto dinheir exactamente para quê?

Helga disse...

terapia:
1) vai à tasca da esquina, bebe um copo de vinho com os senhores dos cabelos oleosos. Tenta fazer conversa com eles (e vais ver que vão falar do Benfica).
2) por menos que gostes, agora que já foste introduzida no mundo do futebol, vai ver um jogo grande ao estádio... com cervejas e vinho. Vais ter tantas pessoas à tua volta a saltar que, por uma questão de integração, vais saltar também. Ouve os palavrões todos e tenta copiá-los. Faz a onda, tenta ajudar a entoar os cânticos, faz tudo como eles. Berra o mais que puderes, mesmo que isso não seja natural para ti e te pareça despropositado. Ganha quem conseguir atacar mais o árbitro.
No final, vais reparar que nem olhaste para o campo e divertiste-te imenso a ouvir o que as pessoas dizem, a ver o que elas fazem e a fazer coreografias no público. Aí vais ver a magia do futebol...
Fala quem é do Benfica e nem sabe em que lugar é que vai no campeonato, mas acho que podemos as duas tentar curar isso.

i disse...

hahahaha! esses conselhos parecem-me sensatos
vamos as duas?
(levamos uma cábula na mão com essas regras)

Ale disse...

oh meu deus! por momentos pensei que a nossa conversa tinha sido realmente inspiradoramas não... bom, antes de mais, o benfica vai em segundo lugar mas a muitos pontos do Porto q já é praticamente campeão.. voltando ao âmago da questão: quem em qd criança nunca gostou do ballet nem da natação, dificlmente se identificará com desporto em grande, porém, isso de não teres jeito é psicológico. Na minha aula de dança do ventre há gente que n tme msm jeitinho nenhum e adora aquilo!
Pronto tá decidido, vens comigo pa dança do ventre e no fds vamos ao Benfica!
E acho q se fosses ver 1 jd fosse do q fosse de alg msm especial a coisa já ia puxava por ti!
Para rematar, se de facto adormeceste a ver o Portugal-Inglaterra, então minha cara, eu e a Hanna Arendt desconhecemos a tua natureza humana...