domingo, 21 de fevereiro de 2010

Brasíu

Ontem houve uma Brasilian party. Disse logo que não ia, isso é uma foleirada, só música de "txira o pé do chão galera" e eu tenho mais que fazer. Mas depois, está bem. Se TODA a gente vai, pronto, eu vou, mas contrariada.

A festa foi um sucesso. Não havia caipirinhas e isso não perdoo. As cervejas eram caras. Mas tivemos aulas de samba - um dos momentos mais divertidos dos últimos tempos. E um show de capoeira e meninas com os fatinhos tal qual no sambódromo. E eu entrei no espírito - e até os meus desajeitados passinhos foram elogiados.

A certo ponto fiquei ali a pensar como Portugal tem um desmesurado preconceito com o Brasil. É rídiculo. Para os meus colegas, que ali rodopiavam ao som da "Batucada" (nome da festa), o Brasil é um local exótico, doce, colorido, onde as pessoas falam uma língua melodiosa, são afáveis e bonitas. Onde todos gostavam um dia de ir morar.

Para o português nada disto é verdade. As mulher são fáceis, as pessoas desonestas e a língua portuguesa é assassinada.

Nós que temos um acesso priviligiado ao Brasil, uma língua comum, um passado, não sabemos usufruir disso. Séculos depois, o Brasil ainda é o filho que, apesar de bonitinho, nunca dará certo na vida. Patético.

7 comentários:

Francisco Maia disse...

Ei! Muito moralista para alguém que dizia que era só foleirada!

Brasil é igual a todos os outros países do mundo, tem a parte horrível e a parte fenomenal.

já agora este post não explora o preconceito que o Brasil tem de Portugal ;)

i disse...

sim, mas é um facto que as festas brasileiras sao SP uma foleirada!
e qt ao preconceito, pois deve ser ENORME, mas não posso ser eu a falar disso né?

Marina Ch disse...

Hahahaha NUNCA DARA CERTO NA VIDA?
So digo isto: Brasil: proxima potencia mundial. Portugal: proxima Grecia.

Pffff... estes portugueses...

Francisco Maia disse...

Mmm. Para alguém que não tem identidade geo-cultural, esta minhoca fala pelos cotovelos.

Andas confusa. Ninguém te culpa.

Enolough disse...

i não gosta de moralismos nos filmes de Holywood mas não se importa de os trazer para este post.

Portugal e Brasil amam-se e odeiam-se, como aliás USA e UK. Deve fazer parte do pós-colonialismo.

Rui Coelho disse...

o brasil pode tirar o pé do chão qd não apetece mas ei, é o país do gilberto, caetano, vinicius, chico, e depois é como já se disse por aqui, igual a qualquer outro país: merda e sonhos em flor.

esse preconceito de que falas, não sei, hum... não sei se o português de que falas não conhecerá melhor a cultura brasileira do que o inverso - era giro saber.

Fátima disse...

Opá, tenho amigos brasileiros no mestrado tãaaao queridos, que tu nem imaginas. Também não percebo os
preconceitos.