sexta-feira, 18 de novembro de 2011

"Cultura geral não é comigo"

Ok, pronto, vi o vídeo da Sábado. Demorei este tempo todo porque, como lembrou a Silly, tenho algum preconceito com estas coisas, acho sempre que escolhem só as más respostas, dando uma ideia errada do todo.
Bem, a verdade é que eu achava isto. Antes, quando tinha fé na humanidade. É que quando estagiei no Público, deram-me esse trabalho tão de estagiária que foi ir a umas cinco faculdades, entrevistar umas 50 pessoas em cada uma - não me recordo já bem dos números mas era uma coisa assim. Claro que não foi nada uma coisa estatística mas a ideia foi que fosse um bocadinho representativo, pelo menos. As faculdades eram de áreas diferentes: Ciências, Artes, Letras, Direito e Economia, se a memória não me falha. O inquérito veio a propósito do aniversário do Maio de 68, movimento que, como sabem, foi liderado por estudantes. Então queríamos perceber se os jovens universitários sabiam o que era e se achavam que algo assim podia voltar a acontecer.
Eram umas quatro ou cinco perguntas, que só avançavam caso soubessem a anterior. A primeira era simplesmente "Sabes o que foi o Maio de 68?". Eu fiquei aterrada com as respostas. Principalmente dos alunos do Técnico, onde se forma grande parte da elite universitária. Eu não queria acreditar. Não só por não saberem, como por terem aquela atitude de "tenho raiva de quem sabe".
A coisa ficou muito melhor em Letras e Artes. Médio em Direito, médio baixo em Economia. Overall, acho que cerca de metade, ou um pouco menos, dizia saber o que era, mas depois quando iamos a ver achavam que era o 25 de Abril. Scary stuff.
Por isso já não desconfiei tanto deste vídeo da sábado. Aliás, estava à espera de pior. O que é um bocado triste.

5 comentários:

Marina Ch disse...

Hmmm nao me deixa publicar comentarios...

Marina Ch disse...

Ah, agora sim. O que eu dizia era que nos, no meu programa, fazemos todos os dias este tipo de coisas e dominamos totalmente a tecnica. Tudo depende de onde vais (se estas na universiadade, vais as aulas ou a cafeteria, vais a que cursos?) e de que pessoas escolhes (os que estao nas aulas ou a fazer trabalhos, ou os que estao a tomar umas jolas na esplanada?). E dps tudo depente tambem da MOntagem. No tal video saem mais ou menos umas 30 pessoas. Essas 30 quase nunca se repetem. Porque sera? Sera que e pk essas pessoas responderam bem as outras preguntas? Mas a Sabado so pos as respostas negativas? Isso nao e jornalismo.

Silly Little Wabbit disse...

Só que é assim, entrar na universidade é fácil. Acho que já estivemos mais longe de ter cursos a admitir alunos com média de 9,5. E para a maior parte dos alunos hoje em dia é quase uma garantia que terminado o secundário é esse o passo seguinte. Se literalmente toda a gente tem qualificações para entrar, porque é que ainda há o mito do "doutor"? Estudei com gente inteligentíssima, estudei com gente culta mas que se estava a cagar para aquilo, estudei com pessoas menos informadas mas esforçadas e com vontade de aprender e estudei com gente burra, mesmo burra. Nunca vi grandes discrepâncias de notas dentro da turma. Chateia-me que continuem a pensar que a universidade é uma instituição onde só a elite entra por mérito. Há gente inteligente e gente ignorante em todas as áreas, quer isso dizer que não consigam ambos desempenhar as mesmas tarefas?

P.S. - Eu acho importante ter cultura geral, mas não acho justo a comunicação social não assumir a responsabilidade que tem na educação das pessoas e ainda se sentir no direito de enxovalhar.

Marina Ch disse...

e aqui esta a prova do que eu disse:
http://www.tabonito.pt/joao-ladeiras-e-a-entrevista-polemica-da-sabado/

Francisco Maia disse...

Bem, mas também estava aqui a pensar que por exemplo no Técnico se devem reger por outro tipo de conhecimento que para eles é base.

Se formos a perguntar a universitários quais são os cinco elementos químicos mais comuns na composição humana, penso que o técnico ficará lá para cima e esta pergunta é tão ou mais importante que o Maio de 68. Mas quantas pessoas sabem isso?