segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Estagiários

Há muito tempo que andava com esta ideia: fazer uma reportagem sobre o mundo dos jornalistas estagiários. A ideia ficou a marinar na cabeça, mas houve quem se antecipasse. Os alunos deste ano de Atelier de Jornalismo e cyberjornalismo da Nova usaram essa ideia e puseram-na num pequeno site. Têm depoimentos de alunos que já passaram por estágios, do presidente do Sindicato dos Jornalistas e de um professor (e jornalista) lá da faculdade.
Se os depoimentos dos alunos despertaram em mim aquela pequena angústia, aquilo que o Pedro Coelho disse foi direitinho ao ponto:


"Pedro Coelho é jornalista da SIC e professor do departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa desde Outubro de 2006. O primeiro contacto que teve com o lado da formação académica deu-lhe mais certezas acerca das causas do problema. As universidades são, para o jornalista, das principais culpadas.
“Eu acho que as faculdades começam por ser as grandes responsáveis pela quantidade de gente que há”, considera. Pedro Coelho aponta a existência de um número descontrolado de cursos e a falta de componentes práticas como as raízes do problema. “Há faculdades a mais, há cursos a mais e há impreparação enorme ao nível do ponto de vista técnico pelas faculdades”, diz. Por outro lado, acrescenta, “se o mercado não recebe tanta gente, não faz sentido que estejamos a despejar centenas de licenciados todos os anos”.
As críticas por parte dos estudantes ao carácter excessivamente teórico das licenciaturas é recorrente. E esta é uma questão que Pedro Coelho conhece de perto. “Sei como os estagiários chegam às redacções: do ponto de vista prático completamente mal preparados”, diz. Acrescenta, “se num curso de Ciências da Comunicação, 70% dos alunos quer ser jornalista, não percebo como é que a faculdade permanece de olhos fechados. Não entendo!”.
O reforço actual em cursos de jornalismo de carácter teórico acaba por formar profissionais sem sentido prático da profissão. Como refere Coelho, “na redacção ninguém nos pergunta nada sobre o Habermas mas perguntam-nos se sabemos fazer uma notícia. E se calhar nós sabemos muito sobre o Habermas mas depois não sabemos nada sobre as regras básicas do discurso jornalístico.“
Segundo o Jornalista e professor, para triunfar “agora os estudantes precisam de ser brilhantes ou ter uma excelente cunha”. Mas além das críticas que aponta às instituições de ensino, Pedro Coelho não deixa de sublinhar o actual clima de inércia dos estudantes de jornalismo. “Acho que os alunos estão muito à espera que a realidade lhes caia no colo”.

João Castro

Se quiserem ler mais é só clicar em http://www.fcsh.unl.pt/cadeiras/plataforma/foralinha/cyber/www/default.asp?edicao=00&sec=241

1 comentário:

Fátima disse...

preciso de reenviar isto a um certo professor de sociologia da comunicação! argh