Toda a gente tem medo de morrer. Mesmo os audazes e os que clamam que a vida não tem valor, que é uma chama que existe para um dia ser soprada. Todos têm medo porque estar vivo é a única coisa que conhecemos.
A ideia de pertencermos a uma gigante cadeia de nascimentos e mortes, que avançam e fazem história, não é assim muito agradável. Todas aquelas pessoas que desde os primórdios da humanidade apodreceram debaixo da terra. Mais cedo ou mais tarde todos seremos esquecidos, até o Camões, até o Einstein, até o Rousseau.
A vida não "são dois dias", mas são menos de uma centena de anos, minúsculos. Depois de nós seguem-me outros, uma imensidão de pessoas que vai ocupar a nossa casa, a nossa cidade, o nosso país. Querer o mesmo que nós. Nascer, crescer, morrer. Os bebés vão ser avós num psicar de olhos. Uma lógica repetida matematicamente. É ciência.
Então porque é que tudo o que criamos está tão cheio de significados e intenções? É verdade que sentimos, pensamos, projectamos, escolhemos. Mas porquê? Para quê? É só afastarmos a lupa e percebemos que somos só mais um organismo igual aos outros todos da terra e do universo. Podiamos até ser as células dos planetas, coisinhas que só se vêem a microscópio. Somos glóbulos brancos e vermelhos, que combatem doenças. Tecidos que envelhecem, músculos que contraem. Podemos não ser mais que isto. Elementos.
P.S. Não ter conversas mórbidas antes de dormir previne posts problemáticos
3 comentários:
"É só afastarmos a lupa"... =) é por isto que és uma boa jornalista. escreves as coisas com ideias giras!
eu cá tenho é medo dos bichos que comem as pessoas. iac. eu aqui a usar cremes no rosto e nas pernas para manter a peça em bom estado e eles depois estragam tudo. =| GRRR
alguém sabe se os cremes anti-rugas atrasam a decomposição depois da morte? ahah
o que atrasa a decomposiçao do corpo sao os remedios!! dizem que se tomares muitos remedios depois nao es comidda pelos bichinhos e ficas tipo embalsamada lolol essa ideia assusta me!!
Enviar um comentário