sábado, 3 de novembro de 2007

A África que "raspa dentro" de Sebastião Salgado

Não posso mais ouvir falar dos outros países como se fossem marcados por uma só característica, como se sobre eles só houvesse uma coisa a dizer. Já me dá náuseas ouvir falar repetidamente na violência do Brasil, como se isso apenas definisse um país enorme, diverso e tão rico. Da mesma maneira que quando falamos de África é sempre a pobreza, a fome e a miséria que dita o tom da conversa. O mundo tem África debaixo da língua como chavão de "coitadinhos", mas nunca com interesse genuíno. Será que não há nada em África, um continente inteiro, que desperte mais do que as nossas consciências pesadas?
Ao ler uma entrevista ao fotógrafo Sebastião Salgado, percebi que há quem veja mais:

"Há uma imagem de África ligada à fome e à guerra que ficou colada ao nosso imaginário. África tem fome e armas mas tem outras coisas. É esse lado menos mediatizado que também nos tenta mostrar?
Fui para a Etiópia agora e disse isso a vários amigos que me perguntaram: "Como é que está o problema da fome?" As pessoas quando pensam na Etiópia só pensam na fome. Porquê? Porque foi uma imagem recente que se criou no sistema de informação Ocidental e todas as pessoas ficaram com essa imagem. Mas ninguém imagina que a Etiópia foi o único país que não foi colonizado em África. A Etiópia foi um país que bateu o pé a uma potência europeia que era a Itália. Os etíopes têm uma cultura milenar. Quando os portugueses chegaram lá em 1500 a Etiópia já era um país cristão. A Etiópia tem uma história tão rica e tão forte e existem tantas etiópias dentro da Etiópia... Vivemos numa sociedade que vive de determinados chavões, determinados estereótipos. A Etiópia não é só fome. As pessoas estão muito enganadas a respeito deste país. E estão muito enganadas a respeito de África."

Entrevista de Sérgio B. Gomes
In Ípsilon

1 comentário:

Ale disse...

Desculpa q te diga mas é impossível não falar de violência qd se fala do Brasil. Se não pudesses abrir a janela do carro e todos os teus amigos já tivessem sido assaltados e outros até sequestrados, entendias melhor.. d qlqr md eu contei-te mais coisas do brasil, lembras-te? e tb tnh um amigo novo, q me falou mt bem de Africa, diz q é o lugar q ele mais gosta no mundo! e n me contou nd de probreza m sim dos leopardos que andou lá a caçar...