terça-feira, 7 de outubro de 2008

O príncipe encantado que era preto

Ontem apanhei um episódio de estreia de uma novela nova. Fui para a cama a pensar naquilo.
Ainda não tinha dado conta de uma dessas produções da TVI abordar o tema do racismo no casal central. Se calhar até já aconteceu, mas eu nunca vi.
Pois bem, ontem reforcei aquela ideia, que tanta polémica deu num post passado, de que as novelas pecam pela mediocridade da mensagem.
Então aquilo era assim: jovenzinha leva o namorado para jantar em casa dos pais, para o apresentar. O rapaz é preto. O pai passa o jantar a resmungar e chega a ser mal-educado. Quando o rapaz se vai embora gera-se uma discussão pai-filha.
O que me chateou – e que me fez concluir que afinal a novela estava a ser mesmo racista – foi que o dito rapaz era PERFEITO. Estudante de direito na clássica, óptimas novas, lindo de morrer (sem margem para a subjectividade), bem vestido, muito educado, muito bem falante, muito apaixonado, muito compreensivo. A discussão subliminar é: pai, podes desculpar o facto de ele ser preto porque não tem mais defeitos. Tinham que fazer o rapaz impecável ou a cor da pele já seria demais. Não podia ser preto e desempregado, ou preto e um bocado rebelde. Isso desclassificava-o. Esses defeitos os pais só aturam aos namorados das filhas que são branquinhos.
Agora o Rogério Samora que se desenrasque com esta batata quente.

3 comentários:

Helga disse...

Vi uns 5 minutos do episódio. Aquilo diz estreia, mas não é bem isso. Chama-se "Casos da Vida". Cada episódio retrata casos reais da vida. Já houve um episódio que era um rapto de um bebé, outro que era mãe e filha a competir pelo mesmo homem, outro de um padre que tinha uma filha... coisas que realmente aconteceram, embora, imagino eu, um pouco romanceadas. Imagino que, mais uma vez, a estória tenha sido um tanto ou quanto exagerada, mas isso realmente pode acontecer...

Francisco Maia disse...

olá!





...achei só que me devia fazer ouvir particularmente neste post.....heheh

Anónimo disse...

Se o objectivo é focar o tema do racismo é normal que o facto do rapaz ser preto tenha de se destacar como a "única" razão para os pais da namorada não gostarem dele. Se fosse toxicodependente então os pais teriam 1 argumento lógico. ok, podia ser desempregado ou estudar sociologia em vez de direito, mas isso parece-me irrelevante.
O Aladin também era perfeito, só que em vez de ser preto era pobre. Contudo, nunca te ouvi a criticar esse grande clássico da Disney.