quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O Rapaz do Pijama às Riscas

Há muito, muito tempo que não via um filme que me deixasse assim, tão profundamente emocionada. Esqueçam o Benjamin Button. A muito custo contive um choro compulsivo, estilo soluçar bem alto.
Não vou dar spoilers porque acho que estragam mesmo o filme, até para quem não se importa de saber os segredos da história. Nem sequer tentem saber.
O que se percebe pelo trailer chega, um rapazinho de oito anos filho de um militar das SS cria uma amizade com um miúdo da mesma idade de um campo de concentração. Apaguem já esse desfiar de acontecimentos à Hollywood, não acontece nada de excepcional, não há planetas que se alinham para que os dois se conheçam. O filme é muito simples. Eu diria, aliás, que é terrivelmente simples. Porque esperamos que tantas coisas aconteçam de outra forma, "como nos filmes" e não acontecem.
Apesar do encanto dos olhos azuis de Bruno, este filme é muitíssimo duro. Depois de limpar os olhos quatro vezes (e eu nunca choro no cinema), saí da sala, atravessei a rua e continuava a suster as lágrimas. O Rapaz do Pijama às Riscas fez-me doer a humanidade. Não pelas personagens, mas pela brutalidade do que se fez/ faz. Faz doer o mundo.
E por mais explicações históricas e sociais que me dêem, volto a dizer aqui o que disse há umas horas quando saí cabisbaixa do cinema: "Não percebo, não percebo, não percebo".

10 comentários:

prla1983 disse...

OK, tenho mesmo de ir ver isto. Sounds right up my alley.

Posso postar o teu artigo no 24Hz, tipo guest appearance?

Fátima disse...

Assim que vi o trailer soube que O Rapaz do Pijama às Riscas é filme para adorar. e doer. Esta semana vejo!

i disse...

aaaa... podes... lol (vergonha)

mchiavegatto disse...

blergh! eu detestei tanto o livro. Da-me tanta raiva livros (filmes) escritos só pra fazer chorar. Achei tao piroso, tao facil, tao previsivel que irritou-me TANTO que nem chorei (e eu choro em todos os livros).
E essa e a razao que me faz nao querer ver o filme. Tens de ler o livro e dizer me o que achas!

Cylon disse...

eu achei o trailer pessimo e tive para nao ir ver. mas se te fez chorar vou ;)

Fátima disse...

gostei muito, sim, mas pela tua descrição, ainda estava à espera de mais

Anónimo disse...

o livro e horrivel pelo facto de isto ter acotecido. doi muito

Mariana disse...

Eu vi o filme ontem à noite e chorei tanto tanto mas tanto. Agarrei-me à almofada a chorar e a soluçar como nunca o tinha feito. Concordo contigo. É demasiado duro e cruel.

Anónimo disse...

Sou rapaz,mas não tenho vergonha nenhuma de dizer que vieram me lágrimas neste filme é realmente duro muito duro, o bruno na sua inocência queria apenas ser amigo do Smuel (judeu) e não sabia o horror que se passava naqueles campos de concentração, nunca vi um filme tão triste.

Anónimo disse...

Eu vi o filme na tv e nao deixo de pensar nele e demasiado cruel!
como é que consiguiam fazer estas crueldades!?