quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O factor UAU

A coisa que mais me perturba na vida é perceber as minhas limitações. Uma pessoa passa a vida a queixar-se do sistema, da falta de oportunidades, do desemprego, mas lá no fundo há uma vozinha que diz "se calhar é apenas porque não tens o factor UAU".
Sabem o que é, aquela coisa que faz com que fiquemos na memória dos outros, com que sejamos elogiados, aplaudidos pelo nosso génio, criatividade, rapidez e tudo mais.
Isso mata-me. Saber que não está cá.
Porque uma pessoa pensa "vou trabalhar muito, esforçar-me ao máximo" e pronto. Mas não. No mundo do jornalismo "esforçar-se ao máximo" não conta para nada, é o que toda a gente faz. Toda a gente se multiplica em dedicação, em horas perdidas, em formação. Mas nem toda a gente tem o factor UAU.
É claro que isto é uma questão existencial: se damos o nosso melhor, é isso que temos para oferecer. E devemos estar de bem com a nossa consciência. O mundo não é uma gigante e feroz competição. Mas a verdade é que é. Ser bom é chato, só o incrível impressiona.
E eu tento ser zen, tento não me render a este bicho que me quer roer por dentro, e depois apercebo-me que o rapaz que se seguiu a mim no meu primeiro estágio foi contratado.
E o bicho devora-me.

3 comentários:

Cylon disse...

Tu tens o factor UAU. E nem todos os jornalistas dao tanto, lutam tanto, querem tanto. Sao mais os que nao o fazem dos que o que o fazem, hoje em dia. Olha em volta, entao n sao. e ter isso é parte do factor uau. e tu tens. por isso e nao so por isso. o bicho que te corroi é o de quereres o sonho completo, talvez demais, talvez cedo demais. disse-te isso antes de ires. ainda acredito que o vais ter mas cmo te disse correspondente em washington conheci uma, e trabalhou 8 anos no publico antes de ir. mas vais conseguir tudo o que queres. com calma e paciencia. pq para mim tens o uau.

Ale disse...

se calhar ele estagiou na secção de desporto... eu por ex n t contratava p a secção de desporto. mas para todas as otras sim! ;) muaaah

tracey disse...

acho que sempre tiveste o factor UAU, simplesmente tens de vestir a camisola para que se veja
(ok, mega piroso..mas percebeste.lol)