O Papa chega hoje ao Reino Unido, rodeado de polémica. Os media não falam de outra coisa: 77% das pessoas acha que o Estado não deveria pagar pela visita e 63% dizem-se completamente indiferentes à sua vinda. Os casos de pedofília são apontados como principal fonte de descontentamento.
É importante referir que o Reino Unido é uma nação maioritariamente protestante, e portanto não têm a mesma reverência ao Papa que os países católicos (no entanto cerca de 20% ou 30% da população é católica). Ainda assim, não deixo de observar como a opinião pública aqui é activa a forte. Sensível.
No espaço deste ano alguns eventos políticos causaram escândalo entre os cidadãos, obrigando à tomada de medidas. Quando se descobriu, por exemplo, que os deputados declaravam despesas a mais, recebendo subsídios que não lhes eram devidos, a reacção das pessoas, de total choque, obrigou a uma investigação formal que durou meses e obrigou os deputados a devolver cada cêntimo. Os escândalos têm consequências políticas porque o público é sensível a eles. Imediatamente aponta o dedo, faz barulho.
O mesmo se passa agora com o Papa. São inúmeros os programas de TV, as crónicas, os artigos, que falam dos casos de pedofília. Sabia o Papa deles? O que fez para os travar? Que atitude teve perante o seu conhecimento? Devemos mesmo pagar 12 milhões de libras para receber este homem com toda a pompa? A resposta é unanime: Não. Ainda assim o Estado, por óbvias razões políticas, seguiu em frente. Não duvido que essa atitude lhes vá custar votos.
E ao ler tudo isto, opinião trás de opinião, lembro-me da visita do Papa a Portugal. Lembro-me de estar de boca aberta em frente ao computador, a ver aquele mar de gente excitada, comovida, a aplaudir. Da total reverência ao Papa mais reaccionário até à data.
Não consigo evitar pensar que Portugal tem falta deste sentido cívico. Portugal não se indigna com nada. É um torpor. E isso é uma pena.
4 comentários:
lembro que o papa é lider religioso da quase totalidade dos portugueses religiosos.
no UK o papa é lider de uma minoria porque a rainha é o equivalente ao papa aí.
na verdade o Pedro tem razão...
eu vejo o Papa todos os dias. puseram um cartel gigante com a cara dele e a mãozinha a acenar num torre da sagrada família. A sagrada familia, uma das principais obras arquitectónicas de Barcelona, símbolo por excelência da cidade, património mundial da UNESCo. A sagrada familia é neste momento um outdoor para publicidade do Papa.
@Ale: a Sagrada Família é isso tudo mas é propriedade do papa :P
Enviar um comentário