quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Boys and Girls

"All the way back in history, now a girl thinks is a mystery/ we spend our lives cruising the bars/ the venus girls and the men from mars/ so in all this time did u ever think/ do the girl see red when a man sees pink?"

O mundo já não é azul e cor-de-rosa. Os papéis invertem-se, misturam-se. As meninas já não bordam, os rapazes já não caçam. O mundo é mais democrático, todos podem ser tudo. Então porque é que todos querem ser "azuis"?
É um fenómeno que me intriga... As raparigas querem ser como os rapazes, mas eles não querem ser como elas. As meninas orgulham-se de contar que brincavam com carrinhos, e não escondem um sorriso quando dizem aos amigos que eram "assim meio maria rapaz". Gostam de jogar futebol e beber para além da conta. Gostam de dizer que ouviam Metallica aos doze anos. É bom exibir isso tudo. No entanto... os rapazes não andam por aí a gritar aos ventos que quando eram pequenos do que gostavam mesmo era das barbies, de saltar á corda, desenhar vestidos e ouvir Onda Choc.
Afinal, há ou não "coisas de rapariga" e "coisas de rapaz"?

Isto não é uma pergunta retórica, eu de facto questiono-me. Porque eu também me irrito quando me abrem a porta ou me impedem de levar coisas pesadas. Isso é tarefa masculina? Eu quero ser capaz de fazer isso tudo. Mas não será ofensivo se uma rapariga se comportar assim com um rapaz? Tipo "deixa-me puxar a cadeira para te sentares"?
Pois bem, eu confesso: quando era pequena queria ser uma princesa. Oh Deus, que fora de moda! Eu não contava a ninguém, ou iam gozar comigo na aula de ginástica, onde eu já era tão má (às vezes ainda oiço a voz esganiçada da minha professora "Inês Santxiiiiinhoooo, passa á bolaaaa! [sim, ela era brasileira. Não sei como é que não iniciei aí um percurso xenófobo]). Eu queria marcar golos como o André, mas ele não queria saltar ao elástico como eu (ok, eu não fazia isso muito bem, também...mas ele não queria aprender, de qualquer forma).

Diz-se que os homens são de Marte e as mulheres de Vénus. Se calhar não é verdade. Se calhar é. Se calhar até é bom. Então porque é que parece que queremos todos ser marcianos?

4 comentários:

Francisco Maia disse...

1º comentário!!!

o que eu acho: é uma questão de costumes. o homem é claramente o sexo forte em termos fisicos, embora haja excepções.(ui se ha)
e temos de pensar que o cavalheirismo vem de ha muito tempo atras. Onde cadeiras eram tronos imóveis e portas eram intransponiveis pedaços de madeira. faz tudo parte de tradições e costumes. quanto ao facto de toda a gente querer ser azul, isso parece dever-se a um exagerar das mulheres quanto à igualdade entre os sexos. foi tão dificil de atingir (se é que já foi atingida) que agora existe uma sobrecompensação. Querem provar que viveram e estão aptas a triunfar num "mundo de homens".

é um mundo cão. ja não há espaço para queridices, hehehe

Enolough disse...

Cada vez mais ambos os sexos são de Saturno (Chronos) e ficam sem tempo para brincar ao Marte e à Venus.

Fátima disse...

penso que passa pelo estereótipo "gay". tenho um amigo que gosta de dizer aos amigos que gosta deles, o que a início gozavam por ser uma atitude um bocado "maricas", mas hoje dizem, de uma maneira que me faz rir bastante, que ele deu ao grupo um toque sensível. os rapazes têm de ser valentões mas as raparigas já podem ser tudo. progressivamente isso vai mudando =)

Enolough disse...

eu digo muitas vezes aos meus colegas de banda que gosto deles, ora essa! e em alturas especiais de comemoração damos abraços e até beijinhos.