Vi ontem num programa de humor referências a alegadas declarações de J.K. Rowling, que diziam que Dumbledore é gay. Hoje já recebi uma mensagem de uma amiga francesa que, tal como eu, é fã da saga e se deparou com esta novidade.
Mas... como assim? Como assim é gay?? É uma personagem inventada! Ela agora pode dizer aquilo que quiser, ora! Também pode inventar que o Harry tinha um cancro fatal ou que o Ron era bombeiro nos tempos livres.
Que raio... Ainda por cima é uma coisa que não tem nada a ver com nada. Quem leu os livros sabe que a personagem do Dumbledore é totalmente desprovida de características sexuais ou amorosas. É um velhinho sábio e poderoso, que dedica a vida a dirigir uma escola centenária. Teve dramas familiares e defrontou grandes feiticeiros, mas nunca teve namoradas e muito menos namorados.
A seguir vamos descobrir que a mãe do Ron tinha um caso torrido com o tio gordo do Harry.
Acho lindo poder-se inventar a posteriori pormenores da vida das personagens. Se a saga já acabou, toda a existência delas está nos livros! Não há fora! As personagens não vivem fora das páginas... Que ideia!
Aposto que ela ficou sem saber o que fazer, agora que terminou o sétimo livro, e pôs-se a pensar "Hummm... o que é que eu posso fazer para não deixar isto morrer?". E deu nisto.
5 comentários:
Na Guerra das Estrelas há um Universo Expandido feito pelos fãs...
Além disso podemos ver se a personagem tem acções na narrativa que indiciam algumas tipologias.
aaaaaaah n! desta vez vou bater o pé!! cm assim n há fora de txt??? um semestre inteiro com a Babo n serviu p nd??
e olha q eu raramente concordo com pedro m de facto parece-me aceitável aceitar um "universo expandido". Eu própria decidi q o Harry e a Ginny eram um casal de união de facto e acredito piamente nesta teoria!
Bem, uma coisa é uma pessoa pôr-se a imaginar umas coisas engraçadas. Mas quando a autora diz, automaticamente é verdade. Porque ela tem controlo sobre as personagens que criou. Se eu disser que o harry usava sempre cuecas azuis não tem qualquer importância, mas se ela disser é porque é verdade.
Acrescentar "segredos ocultos" às personagens agora é ridículo, eu acho. O Dumbledore é gay?? que parvoeira...
sim, o que está em causa é que ela se está a aproveitar para expandir o sucesso da obra, para além dos filmes e livros, e isso é parvo, especialmente com uma bomba como "o dumbledore é gay". isso não muda a personagem que é nem a sua valentia, mas é estranho...
ri-me com essa do caso tórrido ca mrs weasley e o tio do harry :D
é verdade... parece que a JK confessou este facto e disse que nunca o publicou para não ferir susceptibilidades. Aliás, ela disse que achou que não devia publicar porque é uma história de criancinhas... Li isso numa entrevista que ela deu ao "meu" fantástico jornal. E o jornal trazia também uma análise das histórias e demonstrava como certas acções do Dumbledore podiam indiciar de antemão esse facto. Sim, há um caderno chamado "Folha Teen" em que todas estas coisas são faladas. Bom, a senhora é que sabe, mas podia, já agora, publicar um livro chamado "a verdade escondida por trás da saga de Harry Potter", não? Seria um sucesso, mas talvez bastante destrutivo...
Enviar um comentário