sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Dumbledore é gay?

Vi ontem num programa de humor referências a alegadas declarações de J.K. Rowling, que diziam que Dumbledore é gay. Hoje já recebi uma mensagem de uma amiga francesa que, tal como eu, é fã da saga e se deparou com esta novidade.
Mas... como assim? Como assim é gay?? É uma personagem inventada! Ela agora pode dizer aquilo que quiser, ora! Também pode inventar que o Harry tinha um cancro fatal ou que o Ron era bombeiro nos tempos livres.
Que raio... Ainda por cima é uma coisa que não tem nada a ver com nada. Quem leu os livros sabe que a personagem do Dumbledore é totalmente desprovida de características sexuais ou amorosas. É um velhinho sábio e poderoso, que dedica a vida a dirigir uma escola centenária. Teve dramas familiares e defrontou grandes feiticeiros, mas nunca teve namoradas e muito menos namorados.
A seguir vamos descobrir que a mãe do Ron tinha um caso torrido com o tio gordo do Harry.
Acho lindo poder-se inventar a posteriori pormenores da vida das personagens. Se a saga já acabou, toda a existência delas está nos livros! Não há fora! As personagens não vivem fora das páginas... Que ideia!
Aposto que ela ficou sem saber o que fazer, agora que terminou o sétimo livro, e pôs-se a pensar "Hummm... o que é que eu posso fazer para não deixar isto morrer?". E deu nisto.

5 comentários:

Enolough disse...

Na Guerra das Estrelas há um Universo Expandido feito pelos fãs...
Além disso podemos ver se a personagem tem acções na narrativa que indiciam algumas tipologias.

Anónimo disse...

aaaaaaah n! desta vez vou bater o pé!! cm assim n há fora de txt??? um semestre inteiro com a Babo n serviu p nd??
e olha q eu raramente concordo com pedro m de facto parece-me aceitável aceitar um "universo expandido". Eu própria decidi q o Harry e a Ginny eram um casal de união de facto e acredito piamente nesta teoria!

i disse...

Bem, uma coisa é uma pessoa pôr-se a imaginar umas coisas engraçadas. Mas quando a autora diz, automaticamente é verdade. Porque ela tem controlo sobre as personagens que criou. Se eu disser que o harry usava sempre cuecas azuis não tem qualquer importância, mas se ela disser é porque é verdade.
Acrescentar "segredos ocultos" às personagens agora é ridículo, eu acho. O Dumbledore é gay?? que parvoeira...

Fátima disse...

sim, o que está em causa é que ela se está a aproveitar para expandir o sucesso da obra, para além dos filmes e livros, e isso é parvo, especialmente com uma bomba como "o dumbledore é gay". isso não muda a personagem que é nem a sua valentia, mas é estranho...
ri-me com essa do caso tórrido ca mrs weasley e o tio do harry :D

Anónimo disse...

é verdade... parece que a JK confessou este facto e disse que nunca o publicou para não ferir susceptibilidades. Aliás, ela disse que achou que não devia publicar porque é uma história de criancinhas... Li isso numa entrevista que ela deu ao "meu" fantástico jornal. E o jornal trazia também uma análise das histórias e demonstrava como certas acções do Dumbledore podiam indiciar de antemão esse facto. Sim, há um caderno chamado "Folha Teen" em que todas estas coisas são faladas. Bom, a senhora é que sabe, mas podia, já agora, publicar um livro chamado "a verdade escondida por trás da saga de Harry Potter", não? Seria um sucesso, mas talvez bastante destrutivo...