sábado, 26 de setembro de 2009

A arte de bem receber

Eu já sabia que as ideias pré-concebidas que temos dos vários países são uma tanga inútil. Ainda assim, ia jurar que os britânicos eram pessoas a atirar pó antipático. Assumi isso como verdadeiro e vinha preparada.
Nada podia estar mais longe da verdade. Aqui as pessoas são tão simpáticas que por vezes nem sei reagir. São sempre extremamente sorridentes e educadas, mas não é só isso. Preocupam-se. Se não sabem a resposta vão à procura de quem saiba. Recentemente andei perdida pelo campus em busca do International Office. Este espaço mudou de localização recentemente e pouca gente sabia onde estava. A certa altura, depois de seguir algumas indicações, encontrei-me numa rua que me pareceu ser a certa mas ainda assim não consegui ver o dito office. Decidi perguntar a um senhor que vinha a sair de um edifício. Eis o que aconteceu: ele não sabia onde era nem ser o que era o International Office; ainda assim disse-me "espere só um minuto, eu vou lá acima pesquisar na net e já lhe digo". E assim foi. Descobriu onde ficava e disse-me. Tudo com um sorriso. Agradeci encarecidamente e ele pareceu surpreendido.
Basicamente toda a gente é assim. Um dia decidi perguntar se era uma coisa britância ou galesa. "Welsh, I guess", responderam-me estes felizes nacionalistas.
Não sei se é verdade ou não, mas sei que em Portugal não é assim. E isso fez-me sentir um bocadinho envergonhada.

3 comentários:

Fátima disse...

Foi à net pesquisar?? incrível! lol por aqui dir-te-iam "não sei", e iam à sua vida

Silly Little Wabbit disse...

Aqui as pessoas também são simpáticas, normalmente peço indicações em cafés ou lojas (porque as pessoas na rua - apesar de depois de verem que não as quero assaltar serem simpáticas - tentem a continuar a andar) e as pessoas largam o que estão a fazer, vão à porta, e explicam-me para onde devo ir.

Cylon disse...

São mto mto simpáticos. É mesmo. Em todo o lado. E chamam-nos 'love' ou 'darling'. E nao é so em gales. Tive o mesmo choque. Nas ruas de Londres não podes parar para olhar para um mapa. Passam 3/4 pessoas e interrompem à descarada e perguntam o que procuras, onde queres ir. A 1ª vez assustei-me pensei que me queriam assaltar,de tão insólito que era...