segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Nos limites da ética

Ontem ouvia o Governo Sombra, enquanto me preparava para finalmente dormir uma noite decente, quando me deparei com a primeira verdadeira discussão no programa. João Miguel Tavares (JMT) defendia o DN dizendo que a divulgação do tal email entre jornalistas do jornal Público fazia sentido pois era informação de interesse público. Pedro Mexia (PM) indignou-se e disse mesmo que ia deixar de lhe chamar jornalista. JMT defendeu-se afirmando que era uma hipocrisia e que se a informação pertencesse a qualquer outra classe profissional ninguém se importaria.
Bom... talvez tenha razão quando diz que ninguém se importaria, mas não deixa de estar errado publicar correspondência privada. E acima de tudo, seria importante que o DN revelasse a sua fonte, pois ainda resta a dúvida sobre como tiveram acesso a tal email.
Não estou a acompanhar o caso com muita atenção porque basicamente não consigo. Há demasiadas coisas a acontecer e sinto saudades dos jornais de papel - a minha capacidade de leitura na internet reduz-se a escassos minutos. Se por um lado gostaria de estar em Portugal neste momento de aceso escândalo jornalísitco, também é verdade que tudo isto me desilude. O país já tem tantos jornais e revistas mauzinhos, como é que os dois melhores se vão meter nesta chafurdice?

6 comentários:

Marins disse...

Eu delirei com essa discussao LOL Ate voltei atras para ouvir outra vez! foi o auge.
Eu tou com o Pedro Mexia nesta.

Francisco Maia disse...

ninguém me passa um link do que se passa? tentei encontrar na net mas não faço a mínima do que estão a falar =S ups!

Anónimo disse...

o link é este: http://tsf.sapo.pt/Programas/BlogsExternal.aspx?content_id=1015547&audio_id=1372670

Enolough disse...

O jornalismo não é uma profissão como as outras...

Francisco Maia disse...

Isto é escandaloso! (mais escandaloso só o facto de eu estar completamente alheio à questão...)

Embora seja a meio gás, estou do lado do Mexia.

já agora obrigado Anónimo!

Fátima disse...

acho incrível. chafurdar na correspondência dos outros...