segunda-feira, 28 de abril de 2008

"Um teste genético para esquecer"?

Em seguimento de uma conversa de café:

"Graças ao Alzheimer's Mirror, um teste genético vendido por 399 dólares [253 euros] e lançado em Março de 2008 pela empresa americana Smart Genetics, pessoas saudáveis podem saber se têm especial propensão para desenvolver a doença de Alzheimer.(...) Certos investigadores manifestam, porém, reservas quanto à comercialização do teste. Anunciar a qualquer um que pode vir a ser atingido por uma doença para a qual não há prevenção nem tratamento, e que conduz invariavelmente à morte, pode ter consequências psicológicas desastrosas. (...)Henry Greely, professor de Direito da Universidade Stanford, na Califórnia, co-presidente de um grupo de trabalho sobre testes genéticos à doença de Alzheimer (...) não considera que haja interesse para essas pessoas em conhecer o seu perfil da APOE*. Allen Roses, da Universidade de Duke, que evidenciou a relação entre a APOE e o Alzheimer, é da mesma opinião. «É inútil, dado que a medicina nada pode contra esta doença», afirma".

*gene que codifica a apolipoproteína E, com papel preponderante na doença de Alzheimer

Jennifer Couzin, original Science, tradução Courrier Internacional



Tinha a ideia que era possível adiar os sintomas da doença, através de tratamento prévio, mas o artigo não menciona nada disso. A única coisa que diz é que para algumas pessoas pode ser benéfico saber, porque podem tomar decisões financeiras ou subscrever um seguro de saúde antecipadamente.
Mas tirando estes pormenores... quereriam saber?

3 comentários:

Margarida disse...

Que giro, eu hoje li esse artigo e pensei exactamente na nossa conversa... mas depois há outro que diz que um dia vai deixar de haver doenças e que as pessoas vão deixar de ter que morrer! Que bom! =) e que assustador...

Fátima disse...

os contemporâneos começam este domingo :D

ah e eu ando a prevenir-me contra o alzheimer há uns anos,desde que tornei as minhas agendas diários vivos de bilhetes de cinema e assim. é algo paranóico da minha parte mas pronto

PL disse...

Eu gostava de organizar uma resposta coerente para tua pergunta... mas já não me lembro do que dizias no início do teu post.