segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

EUA são sexy

No outro dia na aula de espanhol calhou falarmos de política. Conversa puxa conversa percebi que a piquena que está connosco a ter aulas não sabia a diferença entre esquerda e direita. Não achei uma escandaleira porque ela só tem 16 ou 17 e é uma miúda esperta e interessada. Assim em versão resumida expliquei-lhe que partidos existiam e quais as principais diferenças entre as duas alas. No final da explicação ela exclamou: "Ah, como os republicanos e os democratas?". Depois de uns pisca olhos meio incrédulos lá respondi que sim, mais ou menos.
Agora, desde quando é que se aprendem as especificidades políticas de outros países antes do nosso? Definitivamente os EUA são bem mais sexys* que Portugal.

*Obrigado Bárbara Reis, depois de ti percebi que há todo um leque de palavras que se podem conotar com este adjectivo - depois de um lead sexy, tudo pode ser sexy.

2 comentários:

Fátima disse...

a minha editora também diz isso!! ahah.

Francisco Maia disse...

ok..vou ter de defender a menina.

eu, tambem como ela sei muuuito mais sobre politica americana do que portuguesa. Nao é algo de uqe me orgulhe, antes pelo contrario.

é que uma vida de canais noticiosos a dizerem me que o cargo de presidente dos estados unidos é equivalente a presidente mundial, confere um certo je ne sais quoi à coisa.

Depois também há o facto de as eleiçoes e o sistema politico americano serem muito mais justas e interessantes (na sua ideia inocente, excluindo corrupçao) do que as europeias.

Se somos uma aldeia global, como somos, então o que preferem seguir, as presidenciais ou as autárquicas?

Ass: Sr. Direita