sábado, 6 de dezembro de 2008

Vá, há muito tempo que não dizia mal de qualquer coisa. Hoje apetece-me soltar o fel.
É que já não posso - entupi completamente a paciência - com conversas de catálogo sobre homens e mulheres. Já revirei os olhos 35 vezes, suspirei em surdina 27 e encolhi os ombros 43. Tudo nuns 15 dias. As mulheres são de Vénus, os homens de Marte. Já se sabe...
Estes são alguns dos lugares comuns mais insuportáveis que as pessoas estão CONSTANTEMENTE a repetir: os homens são todos iguais, as mulheres são mais inteligentes, os homens só pensam em sexo, as mulheres são umas cabras umas para as outras, os homens são muito mais honestos e porreiros, "eu só tenho amigos homens, nunca me dou bem com mulheres" (como se a pessoa a proferir esta frase se considerasse uma excepção da sua "espécie"), os gajos giros nunca gostam de gajas feias, as mulheres são mais sensíveis. Tudo bem regado de uma sessão de visitas ao Hi5 onde desfilam namoradas "horrorosas" de ex-namorados ou amigos, facto que "não faz sentido nenhum".
No outro dia proferi um "que disparate" e levei com um "já irritas com essas coisas". Por isso voltei aos suspiros.
O girl power é das coisas mais "estupidinhas" que conheço. É o único adjectivo possível.

P.S. Antes de virem defender estes lugares comuns pensem lá se não lhes conhecem umas 2342 excepções. É que o ditado "a excepção confirma a regra" só conta se for uma...

3 comentários:

Anónimo disse...

LOL
tens razão!
Claro q tens!mas daí a uma pessoa irritar-se com essas coisas já é dar demasiada importância a coisas q n valem a pena...

Anónimo disse...

Eu acho que em potência os indivíduos de uma sociedade são todos iguais. Mas depois a educação faz a divisao por diferenças de género e guerras de sexos. (estas guerras acabam por favorecer quem está em posição dominante - os homens - porque garantem e aceitam o staus quo)

Há marcas em cada um de nós que fazem com que todos sejamos diferentes, felizmente. O que eu acho é que "as mulheres que dizem «todos os homens são iguais» são todas iguais" e a frase vale também se invertermos o género em todas as expressões.

Girl Power é coisa machista, acho eu. Porque acaba por isolar mulheres para um lado (com a retórica do "só nós é que compreendemos") e homens para o outro. Ora isto não permite mudar a sociedade falocêntrica em que nos encontramos...

Se o girl power reconhece que há diferenças marcadas entre sexos então é de manter as posições como estão. Ou será que é uma espécie de tentativa de "ditadura do mulherio", inspirada em revoluções marxistas.

Contra os burgueses: ditadura do povo; contra os homens: matriarcado. Soa idiota, não é?

Vamos lá procurar a igualdade, senhoras. Entre pela porta o que estiver mais próximo e não a senhora.

Helga disse...

É... também não compreendo... Andamos sempre a bater na tecla da desigualdade entre homens e mulheres e o que acaba por acontecer é o incremento dessa desigualdade.
Tratam-nos como seres estranhos, senão vejamos o entusiasmo que há uns 2 ou 3 dias foi "noticiado"(!?) que há mais mulheres nas universidades e que profissões que antigamente lhes eram vedadas também já lhes abriram portas. Uuuuuhhhh!! E depois? Se não houvesse essa distinção toda nem se lembravam de ir analisar essas coisas! E repeti-las como se fossem uma grande novidade, como se um maneta ganhasse num campeonato acrobático e fosse agora o protagonista de um espectáculo de circo.
Mas isso é a velha história. Anedotas de loiras sempre existirão, anedotas de alentejanos também... Diferenciação entre as várias estirpes sociais serão sempre motivo de conversa e, eventualmente, de chacota.
Enquanto servir para que eu tenha cartão branco nas discotecas ou que tenha prioridade nas situações em que "senhoras primeiro", eu não me importo...