terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Boa Pessoa

O que é ser "uma boa pessoa"?
De certeza que quando desabafavam sobre o quanto detestavam alguém ouviram a resposta: "Oh, mas é boa pessoa". Já chega. Não, não é nada boa pessoa.
Basicamente toda a gente é boa pessoa, desde que não ande aí a matar velhinhos na rua. Não percebo que raio de critérios é que as pessoas usam para esse argumento. Uma pessoa que dá muitos beijinhos aos filhos e ajuda uma senhora que caíu a levantar-se, não é boa pessoa, é simplesmente uma pessoa. Isso é natural. Isso signica que é um ser humano. Não significa que é bom.
Não entendo o receio de associar as ideias de alguém ao seu carácter. Se afinal não somos aquilo que pensamos, então somos o quê?
Não estou a falar de política e muito menos de partidos. A política é idealmente uma forma de agrupar pessoas com ideias semelhantes. Mas todos sabemos que isso nem sempre funciona, há muitas pessoas que não conseguem posicionar-se porque acreditam nalgumas coisas dali, outras daqui. E há assuntos que geram divergência porque consistem em maneiras diferentes de se chegar a bom porto, são lutas por "quem tem razão" e não entre "bom e mau".
Uma boa pessoa, bolas, é uma pessoa que pensa em mais do que no seu umbigo. E não contam os umbigos dos filhos ou dos pais. É uma pessoa que entende que para todos estarem bem, uns terão que abdicar de algumas regalias. Chama-se viver em sociedade.
Uma pessoa vingativa e repressiva não é uma boa pessoa. Mesmo que dê muitas festinhas ao cão. Uma pessoa que defende determinada coisa e depois muda o seu discurso perante uma opinião divergente d eum chefe ou alguém a quem quer agradar não tem carácter e é uma má pessoa.
Por isso deixem de me responder "Pois é, pois é, tens razão, é uma besta, só diz alarvidades, monstruosidades, mas é boa pessoa".

6 comentários:

Fátima disse...

Pois, isso irrita-me muito. Por exemplo, colegas de trabalho mal educados mas que parecem bons pais... "ah deixa lá, até parece boa pessoa". desculpa?! é uma besta. ponto final. nada desculpa. chega de palmadinhas no ombro.

mchiavegatto disse...

Isso é como os feios. Se são feios, sao feios. Não ha discussao! =P
Obvio que nao! Existem mtos criterios subjectivos que fazem duma pessoa boa ou ma. Não e pk "se vingou" ou "guardou rancor" que é má pessoa, tal como, e tu mm o dizes, nao e por ajudar a alguem se torna boa pessoa. Acho que a questao e mais complexa k isso

i disse...

Claro que estou a simplificar. Não consigo definir o que é uma boa pessoa. Mas consigo perceber que muitas vezes essa frase - "mas até é boa pessoa" - é dita sem verdadeiro suporte, estilo "ah, mas ouvi dizer que todos os dias dá flores à mulher" ou "mas é porreiro pa ir pós copos".

Francisco Maia disse...

...eu acho que é bem mais profundo que isso. Até porque segundo o que tu afirmas, não existem máscaras sociais. As pessoas escondem-se atrás de piadas maldosas, de imbecilidades, de forma a nao terem de se expor a estranhos. Também não concordo com a teoria do "bonzinho tem de ser altruista". existe altruismo maléfico, basta olhar para o nacionalismo extremista.

Além disso, muitas pessoas mantêm uma imagem conscientemente. Seja boa ou má. Depois, à medida que vamos conhecendo a pessoa, notamos que essa não é a sua essencia. Porque a questão é mesmo essa: natureza vs. sociedade.

Nascemos bons e com instintos altruistas que depois sao conspurcados pela sociedade individualista ou nascemos "maus", egoistas e depois a sociedade obriga-nos a aprender como viver em comunidade?

É bastante preconceituoso pensarmos que sabemos tudo sobre aquela pessoa para a julgarmos pelas acções sociais.

Eu tenho um amigo que era racista abertamente. Um dia perguntei-lhe porque era assim, sendo que eu o tinha como uma "boa pessoa". Parece que o rapaz, dos 10 aos 14, foi espancado durante quatro anos, todos os dias por gente de raça negra. não digo que seja justificação mas ao menos não é infundado.

o mesmo vai para pedófilos. Quem sabe que tipo de maus tratos e torturas enlouquecedoras sofreram as mãos de pais, mães, tios?

Pode parecer que estou a defender tais comportamentos mas o que eu estou a dizer é que ser boa ou má pessoa, está no âmago mais profundo do ser humano. Só em situações extremas, momentos fugazes ou ao longo de anos de convivencia é que podemos comprovar o comportamento natural e não o social de uma pessoa.

Logo, ele é um palerma mas deixa estar, é boa pessoa.

PS: desculpem, sei que me perdi um bocadinho...

Francisco Maia disse...

e claro que exagerei na profundidade com que foi abordada a questão =P

i disse...

Sim, existem máscaras sociais. Não falo de comentários imbecis, falo de expressão de opiniões. E atitudes claro. Acho que dá para distinguir. (dando espaço para um grupo que nunca saberemos).
E essa história do amigo racista não me convence de todo. Eu já fui assaltada por brancos e não é por aí. É um argumento da tanga, ainda por cima num país como o nosso onde há pessoas de diferentes nacionalidades e temos a oportunidade de perceber que não são todas iguais.
Claro que muitas vezes as pessoas são apenas ignorantes.