Há pouco tempo o meu avô pediu-me para lhe contar dos Óscares. Quem tinha ganho o quê, e essas coisas. Isto porque ouviu falar que o Slumdog Millionaire tinha ganho muita coisa e estava intrigado quanto ao prémio para melhor actor. Ele sabia que o filme tinha muitas crianças e era aclamado por isso. Expliquei-lhe que não foram os prémios de melhores interpretações que o filme ganhou. E ele explicou-me a mim porque é que estava tão intrigado: era porque as crianças não podiam ganhar Óscares.
Bem vêem, o meu avô foi actor por muitos anos. E para ele representar implica entender muito bem a história e a complexidade intrínseca do personagem. É um processo introspectivo que obriga a estudo. Ou seja, coisas que uma criança não consegue fazer.
Fiquei a pensar naquilo. À partida pensei que não concordava, depois não tive bem a certeza. Hoje fiz uma rápida busca no google e não encontrei nenhuma criança que já tenha vencido um Óscar. Foi uma pesquisa de 10 segundos, por isso não me arrisco. Será que alguma criança já ganhou um Óscar? Será que podem?
5 comentários:
poder, podem: segundo a busca que fiz há uma senhora chamada Tatum O'Neal que hoje tem 45 anos, mas ontem teve 10, e foi aí que ganhou o prémio de melhor actriz secundária no filme paper moon, de 73.
ñ me lembro de ver o que fosse em que ela entrasse.
Se devem? claro, tudo é possivel.(embora não tenha a certeza se a coisa lhe fez mt bem, já que logo na primeira noticia que dela vi nos tempos mais recentes noticiava-se que tinha sido presa porque apanhada a comprar crack e cocaína).
olha ela aqui com a estatueta, olha
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/9/92/Tatumonealoscar.jpg
Claro que podem! Como é que o teu avô não se lembra da Shirley Temple? Recebeu um Óscar aos seis anos de idade em 1934! Tá bem que foi um Óscar especial por ter tido uma prestação genial em nove filmes só nesse ano, mas o Ledger recebeu um só por estar morto, qual é pior?
E não concordo nada com o teu avô quanto à inépcia das crianças: Freddie Highmore; River Phoenix; Heather O'Rourke; Haley Joel Osment; Anton Yelchin; Rory Culkin; Shirley Temple; Abigail Breslin...
Existem crianças que são simplesmente superiores.
Quando li este post lembrei-me logo do Expiação. No ano passado a Saoirse Ronan, que na altura da nomeação tinha apenas 13 anos, foi nomeada para melhor actriz secundária para os Oscar, e com muita razão. OK, é menos criança que os outros, mas era bastante nova... Segundo o IMDB: "In 2008, at the age of 13, she became the seventh youngest actress to be nominated for an Academy Award for Best Supporting Actress for her role in Atonement (2007). The only actresses younger than her to be nominated are Tatum O'Neal, Mary Bedham, Quinn Cummings, Abigail Breslin, Patty McCormack and Anna Paquin."
Sim, há crianças geniais...
Só duas crianças ganharam um óscar até hoje.
Duas raparigas e ambas na categoria de melhor actriz secundária: Tatum O'Neal (com 10 anos e 148 dias) pelo papel em 'Paper Moon' de 1973) e Anna Paquin (com 11 anos e 240 dias) em 'O Piano' de 1993).
Shirley Temple (com 6 anos e 310 dias) em 1934; Vincent Winter (com 7 anos e 91 dias) e Jon Whiteley (com 10 anos e 39 dias)em 1953; e Margaret O'Brien (com 8 anos e 59 dias)em 1944 ganharam todos um "Honorary Juvenile Award".
Já na lista de nomeações temos 10 crianças com idades entre os 8 e os 11 anos que estiveram muito perto de conseguir o prémio...
Anna Paquin ganhou um Oscar aos 11 anos, por "O Piano". Tatum O'Neal ganhou aos 10, por "Lua de Papel", ambas como Atriz Coadjuvante. Além disso, Keisha Castle-Huges, aos 13 anos em 2004 foi indicada a Melhor Atriz por "Encantadora de Baleias". Em 2007, Abigail Breslin foi a Atriz mais jovem a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, aos 9 anos, por "Pequena Miss Sunshine". Justin Henry foi o ator mais jovem a ser indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, por "Krammer vs. Krammer". Haley Joel Osment foi Indicado a Melhor Ator Coadjuvante por "O Sexto Sentido". E em 2013 temos uma grande chance em ter uma menina de 7 anos ganhando o Oscar de Melhor Atriz: Quvenzhané Wallis, por "Indomável Sonhadora". Fora os prêmios especiais criado especialmente para crianças, que durou só até 1960, onde Judy Garland e Shirley Temple foram umas das premiadas.
Enviar um comentário