sexta-feira, 20 de março de 2009

Público revisitado

Lá estava eu outra vez. À porta do prédio verde, a olhar de frente para o segurança que nunca quer deixar ninguém passar.
Tive a certeza que passaria quase totalmente anónima. Mas enganei-me. Encheram-me de abraços e beijos e sorrisos. E eu, fraca, deixei-me embalar pela saudade. Das televisões, dos telefones, dos cafés, dos cigarros, das teclas frenéticas dos computadores. Refugiei-me no cantinho do Portugal e ouvi de novo as discussões sobre a actualidade.
Ainda era tal e qual eu me lembrava. A Ferreira Leite ia falar sobre "aquilo" ao fim do dia e o artigo dos morcegos ia ser espectacular. Os jornalistas batiam-se com os textos, com as fontes e com as ideias. Até com o espaço - eles não sabem o que é sofrer de falta de caracteres crónica. Inspirei o ar cheio de letras.
Saí do nº 13 da rua Viriato com o fôlego que me estava a faltar. Cheia de ideias e inspiração. Com o coração quente por tanta gente me chamar "minha querida" e gritar "Santinhos, pá, apareceste!". Avistei ao longe os ódios de estimação e ignorei-os - é a vantagem de ser visita. Cruzei-me com os ídolos que nunca conheci e percebi que tinha perdido a oportunidade. Antes do estágio eu imaginava que nos sentaríamos na mesma mesa e conversaríamos horas sem fim. Eu tinha tanto para lhes perguntar.
Agora estou assim, neste misto de nostalgia e de coragem. Levo todos os "boa sorte" comigo e vou fazer deles sucesso. Vou pegar no meu tempo, na minha redacção, na "minha" página e fazer o mundo um bocadinho melhor, um bocadinho mais interessante, mais esclarecido, mais informado.
"Um dia, ainda me vais dar tu emprego", disseram-me. Quem sabe, quem sabe.

4 comentários:

Fátima disse...

Ohhh!!! Fui eu que disse isso? Lembro-me de uma vez falares em trazer a grande reportagem de volta e de eu ter pedido para ir para a parte da cultura.
Se não disse, e porque depois deste texto acredito ainda mais, um dia vais dar-me trabalho! Mas na parte da cultura, sff! =)

i disse...

por acaso não foste tu, foi lá no P. mas não te preocupes que quando eu for a versão feminina e melhorada do pinto balsemão, tás contratada

i disse...

bem, mas ó trace, já te tás a fazer à cunha, é? :P

Fátima disse...

ahah. siiiim. deixei-me de tretas, uma pessoa tem de se safar lol