domingo, 15 de março de 2009

Dormente

As dormências são o pior da vida, sinceramente.
Hoje estava a ler um post do Sinusite que começa assim:
“Hoje é assim, sabemo-lo: um tipo - um tipo novo, acabado de sair das Faculdades - tem qualidades, talentos, vocações, vontade de suar e disciplina e mesmo assim fica fora dos empregos. Mesmo daqueles a recibinho verde. O toque de bola e o esforço não chegam. Escrevo sobre o assunto porque assisti recentemente a um caso (um desses de talento e de trabalho) de alguém que não ficou a trabalhar na empresa que merecia e que o merecia. Porque, citando um chato qualquer do linguajar económico, as condições de mercado, neste momento, não são favoráveis à contratação de pessoas”
O texto acabava com um apelo: “Vai virar frangos, se for preciso. Mas do it. Não esmoreças, André. Não te fiques. Continua o sapateado”. Eu do André não sei, mas sei de outros e outras e sei de mim. Sei de cor o discurso do “do it”. Apoio-o. Subscrevo-o. Mas às vezes não consigo evitar a dormência, essa forma de adormecer as ambições e os desgostos. As frustrações, sim…. A irritação que me assolava tantas vezes. O que eu queria ser e não sou. Seja culpa da conjuntura ou da falta de talento. Se calhar da falta de garra. Essa dúvida dá cabo de mim. Não há nada pior que querer muito ser o que não se é, ou é-se apenas de coração e não de mãos e braços e corpo inteiro. Por isso adormeço.

Como eu disse, as dormências são o pior. O pior.

3 comentários:

Anónimo disse...

Quem escreve um texto assim, com esta consicência, não acredito que adormeça muito...

Fátima disse...

Dá vontade tantas vezes, desistir, mas não pode ser... Vou guardar este texto também!

Cylon disse...

ooooohhhh mas o publico pode esperar xuxu. Tudo é vida tudo é experiencia, trabalhei um ano num jornal regional com 3 pessoas e aprendi muito e conheci pessoas linda importantes, olha um senhor do jornalismo que ja nos deixou! Porquê assumir que um trabalho é beneath us, se so no futuro vais conseguir olhar para trás e ver o que tu deste a esse trabalho e o que ele te deu a ti? Tens tanto pela frente, tantos anos, tantos empregos. Na tua idade eu fazia telemarketing e nao desesperei e não me sai mal, e ainda me quero sair melhor, sempre. Nao desmoraliza nunca, olha podes nao gostar do D. mas o D. gosta de ti ;)