domingo, 22 de março de 2009

Políticos pouco educados

Eu já tinha ouvido falar da história: uma jornalista escreveu no seu blog sobre o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e ele foi lá responder. "O ministro blogger" e zum zums que tais. Achei piada e até fui espreitar o blog, Escola de Lavores, mas como estava com pressa não encontrei imediatamente o dito post e não pensei mais nisso.
Hoje estava a folhear o Expresso, e parei numa rubrica chamada "Gente", que geralmente inclui uma foto e um comentário irónico sobre algum acontecimento divertido ou bizarro da semana. Lá estava o Ministro Blogger. Ao ler a legenda é que percebi o que de facto aconteceu. Mais, percebi que conhecia perfeitamente a jornalista em questão, a Dina da Renascença. Ao ler o motivo para tanto barulho, ocorreu-me que também eu tinha uma história para contar.
Passo a explicar: a Dina foi acompanhar a visita oficial a Cabo-Verde e no último dia foi convidada a levantar-se do lugar onde estava sentada a jantar para que o ministro se pudesse sentar ao pé de José Sócrates. A jornalista contou este episódio no seu blog e o ministro comentou, indignadíssimo.
Agora chega a parte onde eu acrescento um ponto ao conto dos políticos pouco educados. Recentemente fui a uma conferência de impressa, num hotel do Bairro Alto, sobre as medidas de limpeza e segurança para a zona. A sala era pequena e muita gente ficou em pé. Como fui das primeiras a entrar consegui um lugar na segunda ou terceira fila. Costa estava no "palco" com mais alguns responsáveis pelo projecto de limpeza e delicadamente apontou um lugar vago na primeira fila para a uma senhora, que não era jornalista (provavelmente fazia parte do projecto). Ela sentou-se. Uns minutos depois, a sala ainda estava a encher, chegou um "senhor engenheiro" qualquer - não dúvido da importância do seu trabalho, mas como pessoas somos todos iguais, lamento - e Costa não faz mais nada: aponta-lhe o lugar onde a senhora se tinha sentido, como quem diz "tens aqui um", e por gestos manda-a sair. No meio da confusão o incidente passou despercebido, mas os jornalistas em meu redor aperceberam-se, já que trocámos olhares entre o chocado e o divertido.
Eu não tenho nada contra António Costa. Não acho que ele é um mau presidente da Câmara, apesar de achar que podia fazer melhor. Por isso sou insuspeita. Tal como acredito que a Dina seja, apesar do ministro a chamar de mentirosa.

Sem comentários: