domingo, 2 de agosto de 2009

Os velhinhos do Restelo que me desculpem

Decidi hoje falar da fatídica crítica do João Bonifácio porque, ao abrir o Público, dei conta que a discussão ainda continua nas páginas do jornal, desta vez através do provedor do leitor.
Para quem não está dentro, faço um resumo: João Bonifácio foi cobrir o Super Bock Super Rock e fez uma crítica muito negativa ao concerto dos Killers (parte 1); na sua crítica fez uma piadolas sobre o estádio do Restelo estar sempre às moscas (parte 2).
Quanto à parte 1, na altura li a crónica e logo me pronunciei pela parvoíce que é enviar um jornalista para cobrir um concerto de uma banda que detesta. No entanto, o próprio texto o admitia e a partir desse momento a crítica vale o que vale, ou seja, pouco. Não deixou de estar um miminho (como sempre), irónica, divertida, apimentada, perspicaz.
Mal sabia eu que choveram cartas no Público queixando-se do mesmo que eu. Houve um leitor que fez uma comparação engraçada em que dizia que qualquer dia envia-se vegetarianos para fazer crítica gastronómica de uma steak house.
Bom, mas adiante. Mais cartas ainda recebeu o jornal por motivos referentes à parte 2. E aqui é que a porca torce o rabo (que expressão maravilhosa!). Eu li a crítica do Bonifácio. Para justificar o título "Um festival sem festa", o jornalista fez umas graças com graça, dizendo que o estádio nos dias normais não tem muita gente, tirando uns velhinhos que por lá se passeiam. Parece que isto ainda enfureceu mais os leitores e o clube, que escreveram indignadíssimos pela ofensa ao seu clube e estádio. Nuno Pacheco, vice lá do jornal, chegou mesmo a escrever um texto a pedir desculpa. Hoje li excertos de cartas de leitores onde um dizia que depois da ofensa nunca mais compraria o jornal e outro admitindo ser um desses velhinhos e que o jornalista devia ter mais respeito pelos idosos.
Isto é tudo ridículo. Desde quando é que um jornalista não tem liberdade para dizer o que quer numa coluna de opinião? Já não se pode dizer "ai" sem que venham os amigos dos "ais" reclamar por qualquer coisa. Isto demonstra uma falta de sentido democrático chocante. João Bonifácio pode dizer o que lhe der na cabeça sobre o estádio do Restelo e deve fazê-lo. Ainda por cima nem era esse o centro do seu texto, mas apenas uma parte contextual. Estes adeptos demonstram uma falta de capacidade de encaixe e bom senso que roça o patético. O "pedido de desculpas" do jornal é vergonhoso.
Não esperava que este assunto ainda estivesse a ser discutido. Fico feliz que esteja. Ao menos que ainda exista qualquer coisa que equilibre a falta de capacidade de aceitar esse conceito que é o de "opinião livre".

3 comentários:

Rui Coelho disse...

Deixa só encostar o cajado aqui ao pé, que vou desancar no teu texto, no bonifácio e no Público. Upa, já está. Então cá vai disto: um jornalista escrever numa coluna de opinião sobre o que lhe der na real telha? Va bene (desde que não seja sobre o Sporting, que não seria coisa boa, como se adivinha, e tenho um coração frágil). Mas o espaço onde o bonifas escreveu não é uma coluna de opinião, como observas, tipo a do MEC. É uma crítica, neste caso de um concerto. Coisas diferentes. O bonifácio devia saber disso. Tu também? Depois a porca torce msm o rabo porque o texto não está sequer epigrafado no P2. Mal feito, né menino Público, as marcações dos textos existem por algum motivo. Posto isto, acho tudo exagerado, mas comum, porque somos um povo exagerado, disparatado, e É disto que o meu povo gosta!, como dizia o meu priminho.

Ah!, e o bonifas passou o último dia do Músicas do Mundo a beber jolas na sala de imprensa. Sei porque ia lá buscá-las e voltava po paraíso. Ele não. Presumo que tivesse lá em trabalho, mas não confirmei.

Fazes anos amanhã?

*

Marina Ch disse...

Para mim o mais ridiculo de tudo isso foi a carta de desculpas do Publico. Ridiculo, ridiculo. Isso sim devia fazer com que o jornal perdesse leitores.

Tracey disse...

acho estúpido que enviem um jornalista que se declara "anti-killers" a um concerto dos mesmos. parte-se logo do pressuposto que ele não vai dizer bem de nada... uma vez também me mandaram a um concerto de uma banda de que eu não gostava e pensei "vou ser imparcial"... depois a banda lá me safou, não apareceu :D (se pensarem um bocadinho, já vão saber de quem tou a falar lol)