quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A vontade de partir

É comum gerarem-se discussões sobre partidas para outros países. Julgo que as pessoas se podem dividir entre duas categorias: as que sentem um apelo e as que não sentem. As que sentem, podem não concretizar o seu desejo, mas acredito que isso lhes vai pesar sempre na consciência. As que não sentem tendem a olhar as outras com um certo desprezo, como tivessem que lidar com caprichos de crianças mimadas.
É de facto difícil explicar, apesar de para mim existirem mil razões para querer partir. Não é um desagrado pelo meu país ou pelas pessoas. É uma constante insatisfação que não me deixa viver bem. É uma vontade sôfrega de conhecer mais que isto, e conhecer não só como turista. Pode ser – será com certeza – muito mais bonito de ler nas revistas, mas não há nada que me cause mais inveja que vidas com amigos por todo o mundo, um ano aqui outro ali, trabalhos diversificados, culturas diferentes. Começo logo a suspirar. Para algumas pessoas isso causará uma sensação desagradável. Eu entendo, racionalmente parece-me normal não querermos abandonar a família e amigos, casa, carro, coisas, hábitos. Mas já diz a sabedoria popular “só se vive uma vez” e o tempo parece-me pouco para tudo o que há para ver no mundo.
Não tenho muito medo da mudança. Tenho medo de deixar o meu emprego e não voltar a encontrar outro. Tenho medo de deixar o meu namorado cá, refém das minhas vontades. Mas também não sei viver com este emprego e sei que as pessoas que gostam de mim sabem o que preciso para ser feliz.
Para alguns pode ser capricho, para mim é a necessidade vital de ser maior. Melhor pessoa, melhor profissional. De ter a vida que ambiciono. Preciso de a procurar nalgum lado. Para alguns será incompreensível, mas para mim é um apelo irresistível.

2 comentários:

Marcas Avant-Garde disse...

Sem dúvida que partilhamos a mesma necessidade vital: partir para conhecer, mas não apenas no papel de turista!
E como sabe bem viajar =)
...
Nunca desistas dos teus sonhos e vive-os com toda intensidade que consigas.

Fátima disse...

se eu pudesse,ia contigo =) já disse e digo outra vez. nunca achei que fosse capricho, acho que tens um brilho nos olhos maior que este país, por isso, tens de o deixar brilhar =)

que lame que isto saiu! IAC. LOOOL