quarta-feira, 11 de junho de 2008

"Gostos não se discutem"

Hoje tive uma discussão que me perturbou bastante.
"Não vou deixar de ser amigo do gajo só porque é skinhead". Como não? Só porque é skinhead?
Às tantas já estavam umas cinco pessoas à volta, todas a concordar com o amigo do "gajo". "Conheço-o desde os cinco anos, vou lá deixar de ser amigo dele". A minha indignação era imensa. Estava a parecer-me que todas aquelas pessoas não usavam critérios para escolher os amigos. Sim, porque se há coisa que se escolhe são os amigos. Eu não quero associar-me, nem jamais conseguirem gostar de alguém que defende ideais que eu considero desprezíveis. Alguém cujo modo de vida, basicamente me enoja.
"Isso é lá com ele, também tenho amigos do PSD". Alguém me explique o que é que uma coisa tem a ver com a outra? Como é que se podem confundir opiniões políticas que cabem dentro dos parâmetros morais, com ideais nazistas. Como é que eu posso ser amiga - até dói ver o termo amizade usado tão levianamente - de alguém que considera outras pessoas inferiores simplesmente porque são de uma raça diferente?
Mas que raio, então não são exactamente esses os critérios que tenho que usar para escolher os meus amigos? Mas a minha questão era até mais básica: "consegues gostar dele assim?".
O "gajo" podia ser meu amigo desde que nasci! As pessoas mudam e nós deixamos de gostar delas, consoante aquilo emq ue se transformam.
Fiquei mais perturbada por aquela não ser a opinião de uma pessoa, mas de 4 ou 5 que ali estavam. Assustei-me um pouco pela sociedade. Senti que não há critérios. Será que podemos gostar de uma pessoa desde que ela seja "porreiraça", mesmo que isso implique defenderem aniquilação de outras raças??
E que não haja enganos: eu não sei qual o grau de agressividade do "gajo" (até acredito que diga umas piadas giras e tal), mas quando digo skinhead não estou a confundir o termo. O meu colega até disse: "Tenho amigos blacks e skinheads", como sendo oposiçao. Aliás, ele disse-me isto para explicar que dá jeito ter amigos dos dois lados para ter "as costas quentes".
Vim para casa a pensar nisto. Quer dizer que se alguém se meter com a namorada, é rancor para toda a vida, mas se for skinhead, "isso é lá com ele".

3 comentários:

Gui disse...

Em poucas palavras te digo...

...estavas sozinha na discussão, mas não estás no mundo!

Não podia concordar mais contigo!

bjinh,
gui
(ramboiablog.blogspot.com)

Fátima disse...

mas que raiva! deixa lá que eu também concordo. gostos não se discutem, mas modos de vida que implicam desprezar e querer aniquilar outras pessoas, isso já é diferente! eu não compactuava com uma pessoa dessas! se ele me contasse entre gargalhadas que ontem tinha morto alguém, eu não era capaz de ser amiga dele!

David disse...

Eu costumo dizer que so sou racista para com racistas...e se os skinheads morressem todos, nao ia ter pena nenhuma...


E isso fez-me lembrar uma cena. quando em abril fui a lx, uma amiga minha levou -me a uma discoteca gótica, o transmission, se nao me engano. e qual não é o meu espanto quando o porteiro da disco tem uma t-shirt a dizer "hammerskins" e tem a cabeça rapada...portanto, um negro gótico ficava a porta?

não percebo...