sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Lição do dia: nunca duvidar do direito à opinião - e da inteligência das pessoas em entendê-la

Nas últimas semanas um tema tem sido especialmente debatido: deve Nick Griffin, líder do BNP (British National Party), um partido oficialmente fascista e racista, partipar num painel de debate da BBC, chamado Question Time?
De todos os lados chegaram duras críticas à BBC por ter convidado Griffin, dizendo que era errado dar atenção e voz a um partido destes. O ponto de honra é, no entanto, que o BNP ganhou dois lugares no Parlamento Europeu.
Como jornalista senti-me um pouco confusa mas tendi a achar que a última coisa que este tipo de partido precisa é atenção. No entanto mudei totalmente de opinião. Acabei de ver o programa e Griffin é totalmente destruído. Não só porque as suas ideias são simplesmente atrozes - alimentado-se do medo, ignorância e preconceito dos brintânicos, apenas - , mas porque como político é fraco e incoerente. Não soube defender os seus pontos de vista, foi cobarde, e entrou em inúmeras contradições. Foi patético. Perdeu. E ainda bem.

Podem ver o debate em http://www.bbc.co.uk/iplayer/episode/b00nft24/Question_Time_22_10_2009/
Garanto-vos que não se vão aborrecer

3 comentários:

David disse...

A questão é que se lhes negarem o acesso, estamos a tornarmo-nos naquilo que eles defendem, mas se lhe derem tempo de antena, podem-se tornar ainda mais. É uma no win situation

Francisco Maia disse...

mmmm....não consegui ver no link que deste pk não sou do teu UK ;) mas fui ver ao youtube e o que falavas há uns posts atrás de "voto baseado em personalidades" (não por estas palavras) pareceu-me uma realidade bem presente...

E odiei o facto de estar tudo contra o BNP. Não tenho qualquer tipo de simpatia com o partido ou as suas causas mas um debate para demonizar outro partido é ridículo. Ignorar era o melhor que podiam ter feito.

Irritou-me profundamente aquele moderador subjectivo, crítico e faccioso.

Francisco Maia disse...

....que circo... (eu vou comentando enquanto vejo porque o buffer tá muito lento ahahah)

Eu ainda não percebi, este debate era mesmo só para ser sobre o BNP?

E odeio o Jack Straw que claramente está ali pela imagem. E acho que a Bonnie Greer não está ali a fazer nada a não ser o papel de durona de costas viradas para o Griffin.

Circo socio-emocional.