domingo, 18 de outubro de 2009

O patriotismo

Faço parte de um grupo de pessoas que acha o patriotismo uma coisa um bocado ridícula. Aquilo das bandeiras, do hino e ai o meu país é tão fixe, a minha comida é a melhor e somos os mais simpáticos do mundo. Essas coisas que são perfeitamente adaptáveis a milhares de nacionalidades. Enfim... quando oiço o discurso patriótico rebolo os olhos e tenho logo vontade de fazer um comentariozinho irónico.
Admitamos: em Portugal ser patriota é um bocado out. (Felizmente). Mas a coisa muda de figura quando nos vemos confrontados com outros países. Porque a verdade é que é muito fácil fazer pouco do patriotismo dos nossos conterrâneos, mas gozar com o amor à pátria de outras nacionalidades pode roçar o ofensivo. Por isso mordo a língua várias vezes por semana.
Mas que é completamente patético, lá isso é.

2 comentários:

Marina disse...

Ichhhhhhhhhhhhhh... Nao concordo nada..... Mesmo.

Fábio Veríssimo disse...

concordo. patriotismo é algo... estúpido... todos os países têm as suas coisas boas e más. Nenhum é perfeito. E actualmente nenhum país poderia sobreviver sozinho... precisamos uns dos outros... por isso gosto de viver na união europea... cooperação entre países, livre trãnsito de pessoas e bens

O estranho é que estou em espanha e quando nas aulas me falam de cinema espanhol penso no português (os espanhóis queixam-se dos mesmos problemas que os portugueses:P: falta de dineheiro, que o público não vê cinema espanhol, falta de qualidade...) mas não acho (espero) que seja patriotismo mas sim uma questão de hábito por ter vivido 21 anos em Portugal...