segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Um tantinho anti-democrático, não?

Hoje, enquanto passavamos revista aos acontecimentos do fim-de-semana, a professora explicou que é possível que em 2010 se realizem os primeiros debates entre concorrentes a Primeiro-Ministro. Pois, é verdade, isso nunca se passou antes. Nunca, na história. Pus o braço no ar, achei que não tinha percebido bem, como não há debates??? Ms Hadwin explicou que no Reino Unido teme-se que a política caia demasiado na personificação dos lideres e que o importante devem ser as ideias do partido. No entanto, tendo em conta os resultados desastrosos do Labour, é possível que recorram aos debates nas próximas eleições, numa de tentar algo novo.
Fiquei a olhar para ela e balbuciei qualquer coisa sobre como os debates são o centro da discussão política em Portugal. Ela disse que esperava boas coisas dos debates - "é mau quando se avalia uma pessoa pelo facto de ela ser boa ou má em frente às câmaras, mas as pessoas já fazem isso de qualquer forma".
Crazy brits. That's all I'm saying.

5 comentários:

Francisco Maia disse...

Como crazy brits? É completamente razoável!

O povo é otário. É pena mas é verdade. Quando digo povo não é pejorativo, apenas um agregado seja de que estrato social for...

Tanto o PP como o BE têm o melhor orador do partido na frente porque sabem que sem eles não teriam 3/4 dos votos...

O Parlapiê é tudo. Esta gente (os políticos) estudam durante anos as demagogias certas para enganar toda a gente.

Não digo que esteja certo omitir o debate mas acho que é razoável temer um declínio da pureza democrática.

Fascist, out ;)

Marins disse...

Eu tb concordo com o Chico. Fico sp revoltada quando escuto coisas do tipo, "o nao sei quantos e o candidato perfeito, tem boa presença, fala bem diante das camaras, e fotogenico" ahm??? Como assim esse e o criterio pra julgar um bom ou mau candidato.

i disse...

mas isso é um side effect do debate. há muitas outras coisas que se podem avaliar. para mim não há nada melhor que um bom debate, acho bastante esclarecedor e acho que gera discussão de temas

Francisco Maia disse...

mas isso és tu que tens presença de espírito para distinguir as coisas.

A taxa de analfabetização em portugal anda perto dos 9%! É escandalosamente alta.

O que eu quero dizer é que toda a gente vota. TODA a gente.

M. disse...

Nao nao nao! Espera. Eu concordo ctg, i, eu acho que os debates sao positivos, mas eu percebo pk e que podem acha los uma coisa negativa, era so isso que eu tava a dizer. Ainda por cima o debate sao a melhor forma do "povo" perceber em que consistem os programas eleitorais.