terça-feira, 20 de outubro de 2009

Saramago ou como "os comunistas comem criancinhas ao pequeno almoço"

Estou muito curiosa para ler o novo livro do Saramago. Além disso tem sido divertido ver o pessoal todo ofendido com as declarações sobre a Bíblia, como se o Saramago não tivesse sempre sido controverso. Mas o mais giro, o mais giro de tudo, é o argumento que tenho lido na blogosfera: Saramago só está a escrever sobre a Bíblia para vender mais. É verdade pá, o Nobel tem muitos problemas de vendas. É que nem vendeu livros suficientes para não mexer uma palha até morrer (também não faltará muito...).

4 comentários:

Francisco Maia disse...

Acredito totalmente que o Saramago seja controverso como parte de uma jogada, não de carácter económico mas sim para alimentar o seu ego desmedido.

Ele quer mesmo que se fale sobre ele, a bem ou a mal. E quanto a isso do Nobel, vamos ser sinceros, o Saramago é bom e totalmente sobrevalorizado. Ele tem no máximo três livros realmente bons. O resto é exagero dos media e o alinhar dos carneiros.

1 ano não é suficiente para escrever um livro bom a seguir a um fantástico.

Não gosto do homem.

Enolough disse...

Saramago tira destas polémicas um gosto especial, como os gajos do Jackass a descer nus uma colina cheia de crocodilos.

E, como diz o Francisco, precisa de alimentar o seu ego dividindo as pessoas entre "ai que ele nos ofendeu" e "não se pode mandar calar o Nobel".

A questão é que ele pega numa história da Biblia e re-escreve com todo o direito. Obviamente tem direito a opinar sobre o assunto e a dizer mal dos livros sagrados de meio mundo. E nem está em causa se o que diz é certo ou errado. A questão é que as palavras dele e o livro não têm nada a ver uma coisa com outra.

Era como ele ter falado dos animais de circo a propósito da "viagem do elefante".

Enolough disse...

«José Saramago convocou uma conferência de imprensa para falar sobre as polémicas relacionadas com o lançamento do seu novo livro "Caim" e não volta atrás com o que defende: "não disse nada que qualquer pessoa não saiba".»

Nunca vi um artista ter de se justificar tanto sem que ninguém lhe tivesse pedido.

Rui Coelho disse...

for falar em fireworks, bem melhor a música dos animal collective.