sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Portugal is not so bad

Num grupo de amigos totalmente internacional como é este que aqui formei, as conversas "políticas" duram quase 24 horas por dia. Todas as frases começam "no país x funciona assim", de forma a percebermos as diferenças entre nós. Eu tinha a ideia de que Portugal é uma vergonha: falhanço económico, política desastrosa, maus serviços. A verdade é que a maioria das vezes tenho que concluir que... Portugal não está assim tão mal. A maioria dos nossos políticos não diz asneiras no parlamento, não grita nem ofende pessoalmente os deputados, não estão envolvidos em casos de corrupção, não foram condenados por crimes - não na escala que tenho ouvido aqui. Os nossos media são essencialmente livres, os jornais e televisões não são detidos pelo Estado e, na verdade, quanto mais se disser mal do governo, melhor. Os nossos multibancos são óptimos e neles podemos fazer praticamente tudo. Em Portugal podemos fazer transferências bancárias internacionais pela internet e os bancos funcionam com prontidão e rapidez. As escolas e universidades públicas são boas e não é preciso ser-se rico para obter educação. Os filmes passam na língua original.
É óbvio que muitos destes factores postivos existem no Reino Unido. Mas eu (ainda) não tenho nenhum amigo inglês. Na nossa mesa multicultural, a única pessoa que geralmente relata um cenário parecido ao meu é uma rapariga alemã. E Portugal, como bem sabem, está longe de ser a Alemanha. Ou talvez não esteja assim tão longe - Portugal não é mau, é apenas invisível.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pergunta aos teus amigos, em que país um licenciado ganha 450 euros!...

Fátima disse...

verdade...em França temos um ministro da cultura que faz "turismo sexual". bah

M. disse...

A questao e o termo de comparacao, nes. Como e obvio nao podes comprar Portugal com a India. Nao pertencem ao mm grupo e por isso nao podem ser comparados.

i disse...

não estava a comparar Portugal com a Índia, apesar de ser uma comparação perfeitamente plausível. Estava a comparar, por exemplo, com Itália.