sexta-feira, 1 de abril de 2011

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra

Se a minha experiência profissional não é propriamente extensa, é suficiente para saber que o local de trabalho é muito mais do que um sítio onde se trabalha - se me permitem a repetição. É também cenário de muita conversa, onde se geram amizades e ódios. Estão contempladas variadas pausas para cafés, cigarros, água, almoço, "reuniões" e muita fofoca. Comenta-se a actualidade, contam-se episódios engraçados, desabafa-se sobre a vida e claro, reclama-se dos colegas. É assim em todo o lado. Ou achava eu. No meu novo trabalho (estágio) as pessoas são super simpáticas. Não tenho nada a apontar. Mas ainda me custa a aceitar que ninguém pára para tomar café - vamos buscar o dito, trazemo-lo para a secretária e pronto. Pausa para o almoço também não existe propriamente. As pessoas saem para comprar uma sandes e voltam para a comer em frente ao computador. Saliento: não há no meu local de trabalho mau ambiente. É um espaço bastante descontraído. Mas as pessoas usam 95% do tempo para efectivamente trabalhar. De acordo com a minha experiência em Portugal, pelo menos duas horas do dia são usadas para "lazer" - e duas horas é uma estimativa bem por baixo. E disto tudo não sei o que pensar. Entendo bem agora como desperdiçamos tempo em Portugal, como se engonha aos quilos - sem contar com o tempo que se usa em frente do pc a escrever no facebook, ler blogs ou ver vídeos no YouTube. Mas a verdade é que o 'British style' também me parece um exagero. O trabalho também é - e deve ser - um espaço de socialização e é importante estabelecer uma relação com os nossos colegas. Ou isso ou eu é que não conheço mais ninguém em Glasgow e gostava de gastar algum do meu precioso horário a fazer fofoca.

1 comentário:

Ale disse...

aqui é mais assim: só se trabalham duas horas ao dia e isso é se n for sexta-feira nem fizer calor...