sábado, 16 de abril de 2011

Profissional

Este ano faço 25. É idade de gente grande. Aos 25 já não somos miúdos, somos jovens mas adultos. E eu nunca pensei que aos 25 anos (ainda tenho 24 mas o que conta é a ideia) me sentisse tão inexperiente. Como jornalista não sei nada. Afinal o que é que eu já fiz? Muito pouco. Estou a anos luz de me sentir confiante a escrever seja o que for. Se não for escrever então esqueçam, nem sequer saberia por onde começar. Continuo a ter as mesmas dúvidas e a cometer os mesmos erros e a sentir-me como no primeiro dia de estágio. Gostava mesmo de me sentir profissional, principalmente neste mundo tão fascinante. Gostava de saber "é aqui que eu trabalho", de perceber o sistema - de ser parte do sistema - e de sentir que sei o que estou a fazer. De não precisar de perguntar, de pedir ajuda. Afinal o que aconteceu? O mesmo se passa com os meus part-times. Hoje começo a trabalhar num restaurante novo e toda a espera que me saia bem pois "já tenho experiência". Na verdade sinto-me tudo menos experiente. Não faço ideia do que faço, apenas tento ser simpática e prestável. Mas sou desajeitada e esquecida, dois dos maiores pecados de um empregado de mesa. Gostava de saber quando vou deixar de ser a eterna estagiária que está sempre a perguntar como é que se faz. Mesmo que não seja um estágio.

1 comentário:

Fátima disse...

ando exactamente com o mesmo drama. com a diferença que nem sei bem quem sou, em termos profissionais!.. uff