sábado, 23 de agosto de 2008

Se no mundo não existissem optimistas (essas pessoas por quem estou permanentemente apaixonada) tudo isto estancaria. Mas não tenho dúvidas que sem os cínicos, sem os descrentes, sem os hipócritas, muitos erros passariam impunes.
Por isso, deixem-me dizer mal da Margarida Rebelo Pinto, mesmo que "ponha as pessoas a ler" e seja "muito boa pessoa". Deixem-me "ser snob" e dizer que as novelas da TVI me causam asco, sendo os Morangos com Açúcar uma categoria à parte, classificada (por mim, claro...) como o programa mais medíocre e imbecil que por aí se oferece às jovens mentes.
Pronto, já está.

9 comentários:

Anónimo disse...

Toda a gente pode dizer o que quiser e toda a gente te deixa dizer mal da Margarida Rebelo Pinto.
Agora, vais desculpar-me, mas gostava muito de ver o teu desafabo devidamente sustentado, porque o que disseste é essa opinião generalizada, ou seja n disseste nada...
Outra coisa, acaso já leste algum livro da Margarida Rebelo Pinto?

i disse...

Já li meio, depois desisti. é uma tanga do piorio. lugares comuns, lugares comuns, lugares comuns. a joana gosta do pedro, mas o pedro gosta é da maria, ai o que hei-de eu fazer?
meia duzia de clichés sobre a felicidade, a espiritualidade, o amor, bem barradas de lamechisse, tipo Nicholas Sparks à portuguesa.

Helga disse...

Tânia,
Seja ou não a opinião generalizada, seja ou não opinião fundamentada... a i pode dizê-lo, não é? Esse era o ponto deste post... E acho muito bem. Eu que até já vi tantas vezes os Morangos com Açúcar, e até acho mais ridícula a concorrência que temos na tv a essa hora (leia-se, O Preço Certo em Euros). Cada um acha o que achar... Ah! E se permites, eu que nunca li nenhum livro da Margarida Rebelo Pinto, devo dizer que não posso com ela, também :) Fico-me pelas entrevistas parvas que dá, pelas crónicas parvas que já li, pelas críticas que lhe fazem e pelo dia em que a vi, ridícula, a deambular na rua.

prla1983 disse...

i,

A única coisa que se oferece dizer é que se realmente a Joana gosta do Pedro, e o Pedro gosta é da Maria, então tens um problema para resolver, jejeje ;)

Note-se que este meu post foi quase tão interessante como um livro da Margarida Rebelo Pinto, pessoa por quem eu tenho até bastante respeito. Ela só não escreve é coisas lá muito estimulantes... mau adjectivo, neste caso, I guess.

E posso dizer que já li um livro dela do princípio ao fim. A única questão é que com todo a minha excitação (oops, outro adjectivo malicioso) acabei por me esquecer do título do livro. Mas não foi por mal.

Fátima disse...

diz o que sentes, é verdade! ela escreve como quem bebe água mas coisas tãaao fáceis. devia ser proibido

Anónimo disse...

O que me irrita muito sinceramente são pessoas que dizem que detestam a Margarida Rebelo Pinto, ou os seus livros, o que vai dar no mesmo, sem nunca terem lido, ou terem lido já com a opinião formada pelos senhores críticos, que só falam mal, porque fazer q preste n fazem nada...
Isto irrita-me tanto como pessoas que dizem ler o Público e não sabem o que é o Fugas, conhecem tanto de imprensa especializada em Jornalimo e não sabem o que é a MediaXXI.
O que me irrita é a critica acritica, a que não diz nada, logo n serve para nada nem constrói nada.
Quem diz que a Margarida Rebelo Pinto só escreve de lugares comuns, por favor volte a ler... Quem diz que ela é ridicula porque deambula pela rua, gostaria que explicasse isso, porq n vejo o q tem a ver com os livros, ou mesmo com a propria escritora.
A quem diz que ela escreve tudo tão fácil, eu pergunto o q é o fácil? E... o fácil é necessariamente mau?
A Margarida Rebelo Pinto, não é como é óbvio, a maior escritora de todos os tempos, as suas obras não são nenhuma genialidade,mas por favor, a critica gratuita fica muito mal a quem a faz...
um dia ouvi uma entrevista da Margarida Rebebo Pinto, na TSF com a Margarida Marante, e fiquei estupefacta... Péssimo exemplo de profissionalismo da parte da entrevistadora, que parecia que ia bater à entrevistada, e onde lhe chamou inclusivamente "Pipi das meias altas". Aliás a Tsf ainda deve ter isso nos arquivos, sabem que mais?
Mesmo q achasse a Margarida Rebelo Pimba uma escritora de quinta, naquele dia teria deixado de ser.
Verbavelmente agredida, por escrever aquilo q sabe, alias ela ANDA SEMPRE A SER CRITICADA AGRESSIVAMENTE POR PESSOAS Q N FAZEM NADA DE JEITO A N SER DIZER MAL, parece-me ridiculo.
Acho q ha dois lados, o da critica positiva, e os incapazes que n saber fazer e nem criticar!
Vão perguntar ao António Lobo Antunes o que acha da Margarida Relebo Pinto...

P.S- Não quero dizer com isto q seja ferverosa admiradora do trabalho dela, mas sou ferverosamante alergica a pessoas sem dois palmos de cérebro, qual gravador :repete o q ouviu!

Anónimo disse...

Ah, como é obvio n quis dizer com isto q as pessoas n podem criticar e dizer o q pensam, claro q podem e devem...
no entanto parece-me vergonhoso que se critique o facil e os lugares comuns com argumentos ainda mais faceis e ainda mais batidos! isto é qd ha argumentos, porq por acaso n os vi por aqui...

i disse...

Bem, vamos lá ver, então agora não se pode criticar ninguém, não? Por essa lógica não há nenhum escritor que se possa dizer que é muito mau, porque dizer isso é "não fazer nada de jeito e só dizer mal". São todos bons! Para mim isso é ser politicamente correcto. Parece que está na moda essa coisa de embirrar com as criticas.
Eu sei muito bem o que é o fugas, aliás, acabei de voltar no café onde o estive a ler. E a Media XXI também.
Não serei a pessoa mais entendida em literatura, mas leio bastante. Não acho que a MRP mereça ser insultada ou coisa do género, acho que há lugar para ela, como há lugar para os malucos do riso ou outras coisas que entretêm e não trazem nada de mal ao mundo. Mas NÃO GOSTO, acho que não é bom, não tem qualidade. E não é porque vende muito. Gosto imenso do Miguel Sousa Tavares (dos livros) e também vendem muito. É mesmo porque são maus. Já li, detestei. E é óbvio que há outros factores que sempre nos influenciam, como entrevistas e aparições televisivas, em que a autora não se esforça muito para demonstrar alguma profundidade.
Até pode ser uma óptima pessoa - porque não ao contrário do que disseste eu não a detesto - mas não vou deixar de criticar os livros só porque agora é snob não gostar do mesmo que "a crítica".

helga disse...

Bom, se o António Lobo Antunes dissesse bem da MRP eu ficaria muito surpreendida. Como não sei a opinião dele, e como me parece que ele se escusasse a comentários sobre essa escritora, não vou desenvolver muito o assunto.
Agora, queria só esclarecer o "deambular na rua" da MRP. lol Obviamente que não é o facto de alguém deambular na rua que me irrita lol Só a impressão que ela me transmitiu é que me chocou, pela forma como agia. Não conheço a senhora pessoalmente, mas não me deixou vontade de conhecer. Não é minha intenção difamar a imagem de tal figura pública. O que interessam são os livros dela, que é por isso que ela é conhecida. Apenas falei do facto de me ter cruzado com ela porque, por acaso, isso aconteceu, e, como acho normal, quando temos má imagem da pessoa em concreto, torna-se ainda mais difícil apreciá-la em termos profissionais. É uma questão meramente pessoal. Se ofendi por dizer que, além de não gostar da forma de escrever da MRP, "não vou com a cara dela", desculpem.
No meu caso, não gostar da MRP é mesmo uma questão pessoal. Todos têm o direito a escrever livros, por que não? Se vende, é porque agrada às massas, por algum motivo, o que é óptimo para incrementar a leitura em Portugal.
Não duvido do papel importante que esta escritora tem vindo a desempenhar. Ela vende muitos livros, mas não é certamente pelo seu valor literário. Aí está o problema. Não é por vender muito que se pode considerar uma escritora formidável. É assim em tudo! A Ronalda também vende muitos discos!! Isto a título de exemplo, sem querer ofender a MRP que, na verdade, tenho em bem melhor conta do que a Ronalda e nem sequer as acho parecidas lol Às vezes, há aquelas pessoas que convencem muita gente, mas a nós, em particular, não nos desperta nenhuma paixão particular.
Por que não? É tudo muito subjectivo. Se gosto de coisas mais complexas, não vou elogiar a simplicidade da escrita dela. Se a mim me cativam outros temas mais profundos e menos fúteis, não vou ficar agradada ao ler sobre a decisão amorosa ou a decisão quanto aos sapatos que a personagem do livro vai usar...
Se todos gostassemos do mesmo, o mundo tombava! Mas não critico quem gosta de algo diferente de mim. Isso não faz sentido. Deixem-nos gostar ou não gostar em paz. Isto não se trata de tentar convencer ninguém a não gostar de MRP. São apenas desabafos que dizem "não gosto" e pronto. Temos que demover os outros de gostar? Não é disso que se trata. Discussões sobre gostos são sempre pouco efectivas.