quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ajudar a dar

De cada vez que falo sobre o Reino Unido em Portugal deparo-me com um chorrilho de chichés e ideias parvas. As coisas que eu menos gosto são coisas de que nunca tinha ouvido falar, como é aliás, natural. Tal como as de que mais gosto.
Uma das coisas que mais oiço é como os britânicos são "frios". Ou burros. Suspiro. Frio é o tempo, isso sim, não é cliché, é verdade.
Isto era apenas para referir uma pequena coisa que adoro. No Reino Unido há muitas ONGs e trabalham muito bem pelo que sei (mas não me dão emprego...). Há muitas lojas em segunda mão de instituições de caridade e há muito o hábito de dar roupa a estas instituições.
Lá em casa (em Portugal) é sempre o mesmo. Normalmente damos a roupa que já não usamos à nossa empregada (e respectiva família), mas muitas vezes a minha mãe comenta que eles já não precisam e até desconfia que às vezes aceitam por educação. Simplesmente não gostamos de deitar coisas em bom estado fora e pronto, eles podem também dar a alguém que conheçam e precise mais. É claro que já disse mil vezes que devíamos dar a uma instituição, tal como electrodomésticos velhos, móveis e no geral, coisas que não usamos mas estão a funcionar. E os meus pais dizem que sim, pois é, mas depois... Depois acontece o que acontece a toda a gente. É preciso irmos à procura destas instituições, ligar para lá, descobrir o que precisam, ir lá levar... e no fim não fazemos nada disso. Se é preguiça nossa? Sim, claro. Se podíamos tentar mais? De certeza. Mas a verdade é que estas instituições também têm de ser mais diligentes, porque o que não falta é pessoas com o roupeiro a rebentar com roupa que não vão usar nos próximos 10 anos (até voltar a estar na moda hehe).
Ora estava eu aqui sentada na sala quando oiço o carteiro e enfiar o correio pela ranhura. Levanto-me e lá está. Já tinha comentado que andava com falta disto. É um simples envelope de plástico com o nome de uma instituição, onde explicam o que precisam. Lá dentro vem um saco de plástico com o seu logotipo. Temos apenas de colocar as nossas coisas lá dentro e pôr o saco à porta no dia em que eles dizem que vão passar para os recolher.
Cá em casa já o fizemos várias vezes, pois os nossos amigos vão partindo e deixando tralha "to give to charity". E eu fiquei com umas camisolas de uma amiga minha mas na verdade algumas nem gosto tanto e estão a ocupar espaço. E ontem disse "quando será que nos mandam mais saquinhos?". Foi hoje.
É uma coisa muito simples e barata que funciona muito bem. Tenho a certeza que todos dariam mais se fossem um pouco ajudados. Ajudados a dar.

Sem comentários: