sábado, 28 de maio de 2011

A blogosfera

Eu gosto muito deste blog. É, obviamente, um blog sem grande interesse para quem não me conhece. É uma forma de partilhar a minha vida de expatriada com o pessoal em Portugal, mas é também uma maneira de pôr as ideias no lugar, de desabafar. Todos esses posts introspectivos existem para eu fazer sentido das coisas e para poder dizer aquilo que não faria sentido dizer de outra forma.
E é isto. Um mural de curiosidades. Não tem ambições. E é por isso que me intriga sempre o fenómeno das lutas blogosféricas. Não digo isto com aquele ar snob "isso são tudo umas galinhas histéricas com tempo a mais". Não é isso. Eu sou pelo debate e leio com interesse uma infinidade de discussões que se têm na internet.
Também não é caso para dizer que vivo isolada do resto da blogosfera. É certo que os blogs que sigo com mais atenção são de pessoas que conheço, mas há imensos que conheci click-a-click e onde de vez em quando até deixo um comentário. Até aconteceu tornar-me "amiga" de uma ou outra pessoa.
Mas que caraças, volta e meia há verdadeiras lutas. Não é discussões de opiniões divergentes. É mesmo blog contra blog, posts a dizer mal deste e daquele, emails invadidos por hackers, fotos publicadas ilicitamente, gente a fazer ameaças de morte, etc e tal. E eu ponho-me a pensar como raio é que isto acontece. Tenho um blog há não sei quantos anos, conheço um monte de pessoas que também tem, escreve todos os dias, nenhum de nós se limita a dizer coisas consensuais e nunca nos vimos metidos nestes dramas.
Pronto, queria dizer isto. Já está.

2 comentários:

Silly Little Wabbit disse...

Deves estar a acompanhar a mesma novela que eu (que enjoo).
São pessoas carentes que querem atenção. E provavelmente seguidores que as validem. Mas para manterem um certo anonimato e ainda assim terem feedback é preciso começar a atacar blogues com uma base de leitores substancial. E por isso, mesmo que de vez em quando apareça algum cromo anónimo, nunca se vão dar a grandes trabalhos (a não ser em caso de vingança pessoal) para denegrir um blogue destinado a um círculo mais restrito de amigos. Com tantos blogues que há, se não concordam seguem para bingo. Estas lutas são mesmo de "galinhas histéricas com tempo a mais".

Mesmo não te conhendo pessoalmente gosto muito de aqui vir - deve dar para perceber.

Fátima disse...

luta? luta? onde? PORRADAAAAAAAA! estou só a brincar :P
sim, há pessoas que se devem levar demasiado a sério, ou que não têm nada que fazer... tive durante algum tempo um anónimo no letrasoltas, aquilo irritava-me mas acho que era mais complicado para ele do que para mim, já que eu continuava a postar sem me chatear muito com aquilo, e ele continuava no seu ódio de hater...nada que fazer ;)