terça-feira, 31 de maio de 2011

Pouco a pouco

Há uns tempos uma amiga dizia-me que não se achava capaz de ir para os Estados Unidos pois iria trabalhar apenas com um investigador, numa pequena cidade à beira-mar. Tinha medo de não conseguir fazer amigos. Na altura eu chamei-lhe parva e disse o habitual "fazes amigos num instanteeeee!!".
Hoje, uns dois anos depois... bom, tenho quase a mesma opinião. A minha mudança para Glasgow não foi fácil. Quando nos mudamos para trabalhar num local novo, é completamente diferente de quando vamos estudar. As pessoas já têm a sua vida estabelecida e por mais simpáticas que sejam não nos vão acolher nas suas casas nem tratar-nos como família.
Mas uma coisa eu aprendi, passados três meses nesta cidade: é preciso ter paciência. No man is an island, diz o ditado. E é verdade. Aos poucos vamos-nos infiltrando na vida das outras pessoas. Um dia damos por nós e estamos à conversa com os nossos bizarros mas sempre divertidos companheiros de casa - sim, aqueles com quem não nos apetecia estar. Um dia damos conta que os nossos colegas de trabalhos nos incluem nas piadas - ou nós é que já lá estamos há tempo suficiente para as perceber. Um dia o rapaz giro do restaurante diz que "podiamos ir beber algo, já que somos vizinhos".
A pouco e pouco o nosso telefone começa a tocar - e não são sempre os nossos pais. Habituamo-nos aos tiques da cidade e aprendemos as tradições locais.
Estar sozinho num sítio novo ensina-nos muita coisa. Temos que fazer um esforço, somos o novato e ninguém se importará se nós não formos os primeiros a salientar a nossa importância.
Eu, que cada vez gosto mais do meu trabalho, de onde alegremente saio a más horas, já não me sinto fora de contexto. Já me encaixo. E tudo o que foi preciso foi tempo e persistência.
E um guarda-chuva.

1 comentário:

Ale disse...

e mesmo assim vais embora para começar tudo outra vez. Tough Girl!