quarta-feira, 16 de julho de 2008

Dinheiro

Toda a gente implica com alguma regra social. A maioria de nós até embirra com várias. Uma delas, no meu caso, é o tabu que é falar de dinheiro.
Bem sei que a maioria das pessoas foi educada desta forma e essas coisas são difíceis de combater. Mas continuo a achar insuportável que as pessoas sejam tão púdicas no que toca a ganhos. É uma grande indiscrição perguntar valores: quanto ganhas, quanto custaram as férias, o carro, etc. Não se diz, que é falta de educação. Porquê?
Percebo que quem ganha a miséria que eu ganho tenha vergonha de o dizer. Mas aí é porque acho que as pessoas pensarão que sou uma falhada, que não tem qualidade para conseguir em emprego melhor. Não é por tornar o facto público. Aliás, noto que as pessoas que mais problemas têm são as que ganham mais. É uma coisa que me perturba.
"Se não é indiscrição, quanto custou? Ai desculpe a pergunta...". Irrita-me. Parece que estou a perguntar pela cor das cuecas. Isso é que é indiscrição!
Quanto mais velhas ficam as pessoas, pior é. Os estudantes costumam andar sempre a contar tostões, por isso não há crise. Mas depois... acho mesmo hipócrita a atitude de "não vou dizer quanto custou o hotel porque depois vão dizer que somos ricos". Digam lá que não conhecem pessoas assim. Está-lhes escrito na cara.
A mim, parece-me a forma mais atroz de ser materialista: tratar o dinheiro por "você", é tão sagrado lá no alto do pedestal que não se pode falar dele.

3 comentários:

Anónimo disse...

cm assim?? é mt + revelador sobre uma pessoa saber detalhes da sua roupa íntima do que saber números da sua conta bancária! ;p
eu entendo a questão do pq q é tabu mas por outro lado, pq hão de dizer a toda a gente ou pq q se há de perguntar a algúém q não conhecemos bem? (entre amigos e etc isso n é tabu)..e o q é q realmente interessa saber valores anyway?

Rui Coelho disse...

ganho 150 euros!

Fátima disse...

mas há certos sítios em que vale mais não dizer quanto é que custou o carro. na minha aldeia dá logo azo a falatório e é uma seca...acredita.