terça-feira, 29 de julho de 2008

Novelas

"As novelas têm a graça de apresentar a vida quotidiana como uma sucessão de clichés em primeiro grau e têm a desgraça de condenar actores interessantes a textos indigentes. Os telefilmes exibem aquela mistura de voyeurismo e moralismo típica da imprensa tablóide e um culto do «kitsch» em grande estilo. Em ambos os casos vemos quase o todo tempo uma classe média-alta de papelão, imediatamente sinalizada pela gravata sóbria, as amantes com belas omoplatas e o sumo de laranja com o café da manhã. Só que as novelas, talvez por influência da tradição pedagógica brasileira, levam-se demasiado a sério, julgam que dizem coisas relevantes sobre a sociedade em que vivemos, estão convencidas do seu «realismo» documental."

Pedro Mexia, in Estado Civil

A crença nesta dimensão documental das novelas (que tantas pessoas apregoam), foi sempre algo que me espantou. Parece que dizer "vejo por que me entretem" é uma ofensa.

31 comentários:

Anónimo disse...

"As novelas" não existe. É o mesmo que dizer "os filmes do cinema" como se fossem todos iguais.
E nessa lógica, "as novelas" dizem coisas tão relevantes sobre a sociedade e são documentários tão realistas como "os filmes", "as séries" ou "os livros".

Francisco Maia disse...

hahaha agora ri-me =)

"as novelas" existe como existe "os filmes de terror"
Novela é um género e não uma plataforma. A plataforma é série e devido ao seu encadeamento aberto, uma série torna-se novela. É uma coisa técnica não é aleatório.

Depois, não, as novelas não têm coisas tão importantes a dizer como livros, filmes e séries. Tentam, isso sim, inserir todos os moralismos e criticas sociais nos seu episodios quer façam sentido ou não. Depois é uma overdose de falso moralismo que até o Papa irrita. São a ultima resistencia de uma forma de entretenimento superficial e débil.

A não ser a Próxima Vitima...isso sim era uma novela =D hahha

(ou o Rei do Gado!!)

(tou um bocadinho atrasado no tempo...eu sei...)

Anónimo disse...

a última novela que eu vi deve ter sido a new wave! era gira, mais aí a meio começou a ficar irritante e a fazer publicidade a tantos shampoos e porcarias que me fartei.

agora a propósito do comentário do chico, há uns tempos falaram-me na "cobras e lagartos" e eu respondi "não gosto nada de programas sobre animais"....e afinal era uma novela! ahah

Anónimo disse...

hey! a unica coisa que eu sei sobre a novela cobras e lagarto é que tem uma banda sonora genial!

tens de sacar Ana Carolina com Seu Jorge! Chama-se Tanta Saudade acho eu...

SA disse...

Eu vejo novelas para me entreter! Gosto e não me faz mal nenhum à saúde!
Sei perfeitamente que aquilo é completamente exagerado em todos os sentidos, mas quero lá saber!
Estar no sofá depois de um dia de trabalho, a comer a minha dose diária de chocolate (ou a segunda ou a terceira, não interessa nada) e estar a ver a bela da novela!
Ultimamente tem sido mais «Conta-me Como Foi», embora seja mais série! Gosto mesmo daquilo!

Fátima disse...

ah eu tenho Ana Carolina e Seu Jorge! gosto tanto =) mas ainda gosto mais da "é isso aí" =)

Anónimo disse...

francisco maia, eu pensava que tu percebias de cinema.. afinal não. a primeira versão do meu comment fazia exactamente a comparação entre "as novelas" e "os filmes de terror" porque me parece claramente que um Scream não pode ser equiparado a um Shinning.
E pior do que não perceberes de cinema, é renderes-te a clichets intelectuais sem pensar. Se há (em todos os géneros) filmes bons e filmes maus, livros bons e livros maus, porque é que não pode haver novelas boas e novelas más?
Esse teu discurso arrogante de desdém por um producto para as massas é que é superficial e débil.
Foi com a novela "A Casa das 7 Mulheres" que eu desocbri a Revolução dos Farrapos; a história da independência do Brasil ganhou nova cor com o "Quinto dos Infernos", a Terra Nostra recriava na perfeição o contexto das correntes migratórias Europa-América e explicava porque é que o Brasil não tem brasieliros... podia dar-te 1000 exemplos mas tu não deves conhecer as novelas pois a julgar pelo teu comentário só dever ver os Morangos com Açúcar...
Assim também não podes querer ter argumentos para discutir o tema!

i disse...

As novelas "são todas iguais" nos ingredientes que usam. É claro que abrodam temas diferentes (ok, raramente, mas vá) e umas serão melhores que outras. Óbvio. Mas não deixam TODAS de utilizar os mesmos pressuspostos que a definem como um génenro em si e esses pressupostos são o moralismo fácil, o cliché, o estereótipo, o absolutamente previsível.
É por isso que não se pode esperar delas um "realismo documental". Pode-se esperar um romance, uns momentos de diversão, sem grande desafio. É tão fácil adivinhar como todas as novelas vão acabar. Vemos os primeiros episódios e já sabemos quem casa com quem no final.
Não tira o valor social que acho que muitas novelas têm, quando focam temas para alertar a população. Mas também não as eleva a um estilo documental...

Anónimo disse...

novelas são novelas, não são documetários, parece-me óbvio. à parte disso, são tão documentários realsitas como filmes, séries e livros.
Os contos tb são todos iguais, têm uma tipologia específica, uma estrutura rígida, um teor moralista, um toque de tudo é possível e um final igualmente previsível... mas dizer mal das novelas é que é intelectual não é?
e atenção, que eu desde que fui para Itália deixei de ver novelas... Portanto não estou à procura de justificações gostava só que as pessoas saíssem dos lugares comuns e deixassem de fotocopiar as opiniões instaladas. É claro que a nvoela tem clichets e esterotipos e etc,mas mais clichet ainda são os textos e as pessoas que dizem isso! A questão é o que mais tem a novela? Porque é que são sucessos? Porque é que ditam modas? Porque é que as pessoas vêem?...
Não podes colar aqui um texto e achar que está tudo dito.

i disse...

Parece-me bastante óbvio porque é que são um sucesso. São mainstream, apelam a lugares comuns. É fácil ficar em frente da televisão a ver. Toda a gente compreende, e usam aqueles ingredientes como histórias de amor dramáticas, triangulos amorosos, vilões maus como as cobras, o pobre e o rico. São receitas antigas que dão sp certo. As revistas cor-de-rosa também vendem que se fartam, porque apelam ao voyer que há na maioria das pessoas.
Pus o texto aqui porque concordei com ele, achei-o interessante, e escrito de uma forma curiosa. Pelos vistos não precisei de dizer mais nada (não tinha mais nada para dizer), já que suscitou tantos comentários.

mchiavegatto disse...

ahaha eu nao costumo entrer em discussões de blogs, mas estou a adorar o baile que a inês de ta a dar, oh alexandra! lol

Francisco Maia disse...

Ok Alexandra. Já que partiste para a agressividade, eu vou explicar em que é que o teu discurso é pueril e risivel. Se achares que estou a ser arrogante, é porque estou mesmo. Não podes comparar o Scream ao Shining? lol vai dizer isso para um curso de cinema então. O shining é bom terror com um pouco de thriller, um bom uso das sensações do personagem como medium de um ambiente de solidão misantropica. O Scream baseia-se em estereotipos de slasher movies para manipular falsamente emoções no momento oportuno.

Chega de saber de cinema? Então pronto.

Agora tava a pensar em dar-te uma liçãozita mas parece que a Inês já o está a fazer há algum tempo.
Se aprendeste tanto com as novelas talvez devesses pensar em desligar a televisão e ler um bocadinho.
É o que a Inês diz: as novelas são sempre a mesma linha de personagem/história/enredo com um embrulho diferente. Há boas e novelas? Óbvio. Há coisas boas nas novelas? Claro que há! A maneira como condensam informação em 40 minutos, o controlo sobre tantas personagens, os actores brutais, etc.
Queres saber porque é que são modas? é a mesma coisa que perguntar porque é que os Crocs são moda! Porque é fácil, acessivel e barato. Entretenimento puro.

Quanto ao "dizer mal das telenovelas é de intelectual", parece-me que tens aí alguma coisa recalcada por isso não vou comentar.

Espero que te tenha servido de alguma coisa. Pelo menos para te cingires ao que conheces.

Um beijinho para ti.

Francisco Maia disse...

Já agora só para rematar:

As novelas, com toda a sua parte boa e má, são más como forma de "arte"/televisão.

Dizer que são boas só pk referi uns aspectos positivos seria como dizer que um dois cavalos é um bom carro só porque tem umas boas rodas.

São é puro entretenimento. Como o wrestling e os programas da manhã.

Anónimo disse...

Oh Xico, então tenho que reformular, não percebes é português: eu disse que o Scream não era equiparável ao Shinning e tu disseste exactamente a mesma coisa "o shinning é bom terror" nessa tua explicação técnica de uma coisa que eu, na verdade, não precisava que tu me explicasses.

Então nesse ponto estamos de acordo, como tb no facto de haver boas telenovelas e coisas boas nas telenovelas.
Era só aí que eu queria chegar. E então se há boas, menos boas e más, não se pode tratar das "novelas" no sentido em que o texto que a Inês copiou trata.
Ou então tem de se dizer o mesmo dos contos! Aliás,indago-me porque é que não comentaste as simetrias entre conto e novela no que diz respeito a são "todas iguais" ou "são sempre a mesma coisa", quando comentaste todas as outras ideias que eu expus...

Proponho um pacto: eu não falo de cinema e tu não falas de publicidade e marketing... o teu exemplo não está correcto uma vez que as crocs são uma moda criada e a novela é uma criação de modas e era uma análise desse poder que eu sugeria e que obviamente não se resume às tuas explicações, que nem são explicações, são constatações de senso comum..

Já que te intrometes nas minhas leituras, também te deixo uma sugestão nesse âmbito: se calhar devias reaprender a ler, porque é suposto a leitura desenvolver as tuas capacidades criticas, analíticas e sobretudo, de criação de ideias próprias!

Ah! não tenho nenhum recalcamento felizmente, obrigado por te preocupares com a minha saúde emocional e mental.
Apenas sou extremamente sensível a pseu-intelectuais e a pessoas que não sabem pensar.

Não me mandes beijinhos porque eu não gosto.

Anónimo disse...

Escapu-me a declamação da receita de "como fazer uma novela" introduzida pela nossa i. é caso para dizer "duuuh"! que esses ingredientes fazem sucesso, que sexo e sangue vende, toda a gente sabe!
o que eu pergunto é porquê? porque é que é tão fácil ficar sentado a ver isso, porque é que atrai, porque é que as pessoas sentem prazer na trama da novela se já a conhecem de trás para a frente?
uma última pergunta, és tu que concordas com o texto? pensaste bem nele antes de concordar?ou é mais o texto que concorda com a tua opinião pré-fabricada e por isso é que o puseste aqui?

Anónimo disse...

Não, afinal só estamos em semi-acordo.. novelas não são arte, certo, mas eu acho que podem ser bons produtos de televisão, independentemente de serem entretenimento, que efectivamente são. mas o cinema tb é e chamam-lhe "a sétima arte"...

Francisco Maia disse...

tava muito grande e um pouco chato... fica para a próxima...

Francisco Maia disse...

(sabes que pensar por ti própria não significa ser do contra...às vezes os clichés criam-se por que são verdades.tens muito que crescer. eu um dia posso analisar-te as telenovelas que quiseres. nao hoje. )

e as outras meninas? tão a gostar da discussão?

Anónimo disse...

Ok. cheguei aqui e vi 18 comentários! 18 comentários?? pensei que eram as ofélias e os anónimos de novo...sobre novelas, posso fazer uma comparação simples... livros da margarida rebelo pinto! não acho nada de qualidade e podem passar temas que instruem ok, mas não têm uma grande base criativa, enfim, acho que a Inês e o Francisco já disseram tudo e que a Alexandra vai continuar a achar que somos pseudo-intelectuais mas de facto não consigo concordar, pronto...

i disse...

Eu gosto sp de posts com mts comentários, e acho que a discussão é pertinente (palavra tão usada por professores hehe) e interessante. O bom dos blogs é isso.
Agora... (já que perguntaste), acho escusado comentários pessoais e ofensas... acho q é de quem não sabe discutir

Anónimo disse...

ah só para apontar uma coisa...eu não disse que os livros da MRP instruem, as novelas é que às vezes trazem certos debates, mas são sempre tão óbvios ...

enfim tive de meter a colherada mas não achei nada bem que tivesses ofendido o chico, alexandra...vamos fazer uma discussão saudável pessoal!

Francisco Maia disse...

é tudo na base da piada, meninas! espero não te ter ofendido alexandra, era só um picançozinho!

Ale disse...

"hahaha agora ri-me =)
"as novelas" existe como existe "os filmes de terror""

foi assim q começou e não me pareceu educado face a um comentário sério que eu fiz.
Fora isto sou uma "recalcada" "iletrada" "imatura e infantil" entre outras coisas.
o q foi q eu disse de tão insultuoso? q alg acha q o scream e o shinning estão ao mesmo nivel e logo, q tds os filmes de terror são a mesma coisa, não percebe de cinema ( e certamente nunca viu a casa de cera com a Paris Hilton...)? é o que eu acho.
mas se n posso comentar livremente o que acho sem sofrer reprimendas como se fosse alguma mal educada que vem para aqui chamar nomes às pessoas que têm opiniões diferentes, então não comento mais nada, para não vos ofender.
desculpem lá qualquer coisa!

Ale disse...

e inês, que bonito que é dizeres isso dpx do último comment que deixaste no meu blog.

n foi nada pessoa nem ofensivo pois não?

Enolough disse...

a novela não é um género documental ainda que tenha aparência de real (umas mais outras menos).

é claro que há novelas que cumprem melhor ou pior a "tarefa" de entreter, outras que cumprem melhor a tarefa de "educar". a moral escondida na novela é básica, os conceitos, e até o fundo da história são simplificados.

mas ela faz falta assim.

a novela é produto de outro tempo, é certo. e o que é de lamentar não é que ainda exista; é de lamentar ainda fazer falta a sua existência.

não sejamos elitistas a ponto de decidir que a novela ou a romaria são coisa atrasada e do passado; são parte do presente, de uma cultura pop lusófona.

eu não vejo novelas. mas reconheço que fazem falta. também faz falta diminuir o peso que têm nos horários das TVs nacionais generalistas e faz falta a produção de qualidade (felizmente a novela portuguesa tem qualidade, regra geral).

não peçam para a novela características do documentário, do reality show ou do filme, nem tão pouco da série de acção, etc.

a novela é novela

há umas melhores que outras

a novela ainda faz falta

espero o dia em que não faça (sinal de que já não precisamos de uma moral simples e embrulhada em histórias repetidas, nascidas já em contos populares e romances do século XIX)

Anónimo disse...

acho que vou passar a seguir-te como meu guru pedro....

passas por aqui como quem não quer a coisa e iluminas o pessoal =D

de mais como tu é que nós precisamos

ah! "hahaha agora ri-me =)" era porque achei o post da Ines divertido. Se achaste que era para ti, n sei...mas pronto...

Anónimo disse...

por falar nisso os teus posts no teu blog andam a escassear para usar um eufemismo! queremos mais!

Anónimo disse...

Um guru, eu?
Só se for um cão-guru :P

Acabei de fazer um pacto que vai resolver o problema de não ter posts no meu blog...

Anónimo disse...

HUM!!!!!!!!!!
N posso deixar de concordar com a Alexandra. Sem dúvida... Não sei se as telenovelas são ou não arte, porque o próprio conceito em si dá panos para mangas, mas sinceramente acho q pode facilmente ser consideradas sim! Aliás parece-me bem mais fácil fazer um bom filme, do q uma boa telenovela! e esse discurso de as novelas são más, o futebol é para gente ignorante, e a a música popular é pimba... para mim é tudo cultura! A Margarida Rebelo Pinto, independentemente do q se diga, parece-me um exemplo óbvio de alguém q faz o melhor q sabe, e ela n tem culpa de ter tantos leitores, e o melhor q ela sabe, pode n ser dirigido à massa intelectual da sociedade portuguesa, mas admiro-a até certo ponto, porq é obviamente uma pessoa de convicções. Detesto esses discursos pseudo intelectuais de q o popular é mau,
o Correio da Manhão é mau, o n sei q é ridiculo... enfim
Cresçam e aparençam!

Anónimo disse...

Aliás, quem viu a Terra Nostra (por exemplo) e continua a ter opiniões depreciativas em relação a telenovelas é simplesmente idiota!

Anónimo disse...

ah, o anónimo disse "aparençam" :P
ele também se engana!!