quarta-feira, 30 de julho de 2008

Discussões

Nunca percebi essa coisa de gostar de discussões (sim, estou a escrever o post depois de ler o da Marina). Eu odeio-as. Detesto o conflito, o trocar de palavras amargas. E depois quando fico obcecada e me sinto uma papa humana, e repito na cabeça cada frase, digo alto, sozinha, as coisas que devia ter dito na altura e não consegui.
É que não gosto mesmo de discussões. Da forma como o meu coração fica minúsculo e angustiado, como todo o meu corpo treme e me sinto revoltada com o mundo inteiro.
O problema é que não sou muito boa a evitá-las. É claro que engulo sapos, toda a gente engole. E muitas vezes discussões parvas são evitáveis. Esse tipo de discussão acho que evito bem. E quero deixar claro, não o faço porque sou cobarde, é uma convicção. Acho mesmo que a maioria das vezes as pessoas são egoistas. Querem entrar em confronto e não têm consideração pelos outros, pelas suas opiniões ou crenças. São discussões mimadas.
Mas há outro tipo de discussões (pelo menos na minha cabeça). Talvez tenha a ver com isto: sou muito opinativa. E quando vejo alguém dizer uma coisa intolerável, não sou capaz de ficar calada. Acho mesmo que, em certas situações, ficar calada é falta de carácter. Uma questão de defender princípios. Sabem como é, todos temos temas que nos são queridos, coisas em que acreditamos. E quando vemos alguém ofender essas crenças, começa a subir aquela indignação pelo estômago acima, até que já não dá para não intervir.
Lembro-me sempre de umas férias no sul de França que fiz com os meus pais. Fomos numa excursão com muitas pessoas, entre elas uns amigos dos meus pais. Para mim essa viagem ficou marcada pelos comentários racistas de uma pessoa que foi connosco. Aquilo incomodou-me mesmo. Não disse nada, mas fiquei com umas trombas de ver ao longe. A mulher era mesmo parva e só por um triz não causei ali um mau ambiente enorme.
Também há as "discussões saudáveis", que tantas vezes acabam adoentadas, que envolvem troca de opiniões. Muitas vezes estou a ouvir o início e penso "era tão bom se eu conseguisse apenas concordar e rir-me também". Mas não consigo. Às vezes é tão óbvio que é bom concordar, que passamos por porreiros, e não por impertinentes?
Sim, detesto discussões, mas não sei como fazer para não as ter.

8 comentários:

Anónimo disse...

Já estou a ver a tua cara indignada em certas discussões - aquela sobre as ligas foi algo assim :P "apartheid das pessoas"! eu também sou assim. fico nervosa e se as outras pessoas começam com o "pois, claro, tu é que sabes", calo-me e não insisto. às vezes é bom jogar com o desprezo.

Anónimo disse...

A discussão está para as relações interpessoais como a diplomacia está para a política internacional. Um recurso importantíssimo: ficamos à beira da guerra mas serve para evitar guerras e descomprimir tensões.

A discussão é um recurso para aprender e ensinar.

Eu gosto de discutir. Odeio guerrear com palavras...

Anónimo disse...

srª aspirante a jornalista, é "obcecada" e não "obsecada".
Devia ter mais cuidado com as coisas que coloca on-line!

Anónimo disse...

ups a menina "q -se -julga-mt-esperta", foi apanhada em ERROS ORTOGRÁFICOS!
Ai, por acaso, também ja tinha reparado noutras ocasiões, sobretudo nos acentos ou melhor, na falta deles...
Será q é a pressa???

i disse...

ah, e já agora, "sr anónimo que tem a mania que corrige os erros dos outros": cresce e "aparence" tu!

Anónimo disse...

LOL
uma coisa é trocar s por um c, outra bem diferente é colocar uma letra a mais ou tirar uma, escreve-se à pressa sabia?
Depois era um comentário, o q é diferente do post em si, pela óbvia falta de cuidado com o mesmo. Vejo isto quase como um sms, mas tudo bem toda a gente dá erros, é um facto, por desleixo ou por burrice, que interessa?
De qq forma, acho esse bastante grave.
E sabe q mais?
eu sou o anónimo que lhe corrigiu o erro, n o que disse "cresçam e apareçam", portanto minha querida, está a falar com a pessoa errada,
se é q isso interessa para alguma coisa...

Francisco Maia disse...

lol que anónimo tão chato! Aposto que é um/uma professor/a de português, quarentão/ona e frustrado

vá corrigir blogs pá sua terra!

A i. só dá erros em datas! tipo trocar a quarta pela terça! hehe

ps: PARABENS!!!!!

Anónimo disse...

Oh menina i, mais posts se faz o favor, 'tamos aqui à espera...