terça-feira, 1 de julho de 2008

E se isto tivesse sido um enunciado de um exame de Pragmática?

"«Amo-te» é uma performativa?, pergunta o Ivan. Se uma «performativa» é uma enunciação que faz coisas e não apenas diz coisas, então «amo-te» é de facto uma performativa. Porquê? Porque «amo-te», como explicou Barthes, é uma tautologia. «Amo-te» não tem conteúdo nem admite paráfrase: «amo-te» é uma expressão que quer dizer «amo-te» e que comunica que eu te amo. Uma frase que depois tem um efeito na pessoa a quem se diz. É certo que «amo-te» pode ter efeitos imprevistos. Se alguém diz «amo-te» e a outra pessoa responde «preferia que não tivesses dito isso», que coisa é que foi feita? Talvez alguma coisa tenha sido feita. Talvez desfazer uma coisa já seja fazer alguma coisa. "
in Estado Civil

6 comentários:

Francisco Maia disse...

.......wut?


mas para uma coisa ser "feita" é preciso acção e reacção positiva? se a reacção for antagónica não é reacção na mesma? ou é isso que significa "desfazer"?

"Amo-te" precisa de uma reacção positiva para ser um enunciado performativo feliz ou bem sucedido? ou pode ser independente e assim ser enunciado constativo? Até porque me parece uma descrição das coisas, passível de ser falsa...

ps: já agora isto não é retórica, são perguntas para vcs responderem pk eu de pragmática não sei absolutamente nada mas interessa-me bastante...

Margarida disse...

Eu só sei que a pragmática devia deixar a palavra amo-te em paz. Bah!

Francisco Maia disse...

sim... agora acho que amo-te é constativo...embora seja um estado de espirito....mmmmmmm

que dor de cabeça.......

porque não escreves sobre travesseiros da piriquita ou sobre rodas de aprendizagem de triciclos?

essas coisas não dão dores de cabeça!

Fátima disse...

"Se alguém diz «amo-te» e a outra pessoa responde «preferia que não tivesses dito isso»" o que foi feito foi uma grande borrada, isso sim! um "amo-te" que não resulta em nada não pode ser desfeito, porque não soa a verdadeiro, não é a mesma coisa que dizer "és parva... tava a brincar!"

Enolough disse...

"amo-te" é performativo.
quando eu digo isso à pessoa a que a expressão se aplica imediatamente noto um brilho nos olhos e às vezes reacções mais excêntricas (fora do centro, entenda-se). Por isso "amo-te" é performativo, faz "coisas".

Ricardo disse...

Eu nunca digo essas coisas em português. Prefiro o estilo Zezé Camarinha "Ai lóv u". Agora se é performativo ou não, olhem que é preciso ter formação avançada na língua do Shakes pa fazer uma afirmação dessas.