sábado, 23 de julho de 2011

Flatmates

Agora que busco casa em Macau, tenho pensado bastante nesta coisa dos flatmates.
Quando me mudei para Cardiff fui morar numa residência de raparigas - simplesmente porque era super perto da universidade, era a mais barata e com melhor aspecto. Quando no início dizia onde morava as pessoas ficavam com a ideia de que era a atirar para o conservador. Mas a verdade é que a ideia de morar com rapazes nunca me fez confusão nenhuma.
Quando o tempo da residência acabou mudei-me para a nossa mítica casa com dois rapazes. Aconteceu. Eramos muito amigos e estavamos todos à procura de casa. Fazia sentido.
Claro que algumas coisas levaram o seu tempo. No início eu oferecia-me sempre para estender a roupa porque não queria marmanjo nenhum a estender as minhas cuecas. Mas também vos digo que a mania passou-me em duas ou três semanas.
A verdade é que nos demos muito bem e nunca foi minimamente incómodo. Hoje tenho com eles uma relação tão próxima que só podia ter resultado daquelas manhãs descabeladas com pijamas velhos e canecas de café na mão.
Quando se divide a casa com amigos partilha-se muita coisa. Ajuda-se a tirar os sapatos e deitar na cama, acude-se em acidentes com facas na cozinha e discute-se que papel higiénico comprar.
Como a minha experiência foi sempre muito boa - ao longo do tempo fui mudando de flatmates mas sempre entre amigos - achei que ia ser o mesmo aqui em Glasgow. Bom, e não é que eles não sejam simpáticos, mas aqui não partilhamos nada. A casa é uma confusão e eu estou sempre no meu quarto. Moro com dois rapazes e uma rapariga e mais uma vez o género nunca foi uma questão.
Agora que procuro novo poiso e fui espalhando a mensagem que procurava casa, um amigo do amigo do amigo disse-me que procurava alguém. A primeira coisa que me perguntaram foi se me importava de morar com um rapaz. Não, disse eu, claro que não. Mas depois pus-me a pensar: será que é estranho morar com um rapaz (apenas uma pessoa) que não conheço previamente? Não estou preocupada com segurança, o rapaz tem as melhores referências. Simplesmente pergunto-me se será meio desconfortável.
Mas no fundo, no fundo, eu sei que digo isto porque morro de saudades no nr 89 strathnairn street e do estendal de roupa interior no quintal.

2 comentários:

She knows disse...

Mais do que a preocupção com o género, há a preocupação pela pessoa em si. Se for uma pessoa com que não és compatível ou com quem não te identificas pode ser uma experiência difícil. O facto de ser rapaz (além da grande questão de quem pendura a roupa!) pode é dar azo a que se apaixonem um pelo outro!

Silly Little Wabbit disse...

A questão primordial que deve ser colocada quando se mora com rapazes é: têm um conceito de higiene idêntico ao teu?