quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Fazer pela vida

Às vezes o meu pai, quando me vê a ser explorada, diz "Ó filha isso nem vale a pena o trabalho que tás a ter". E eu sorrio, aprecio até, mas depois lá continuo. A verdade é que fiz poucas coisas até hoje que valessem o que ganhei por elas... mas quem é que não pode dizer o mesmo?
Não é uma questão de não me valorizar. É que desde que deixei de ter "almofada financeira" - e muito grata estou por isso - percebi que tenho mesmo que fazer pela vida. E por mais que tenha vontade de fazer estágios no Reino Unido (tenho muita!) não acho que faz sentido. Nem sentido faz para mim desistir do que quero fazer. A solução é desdobrar-me. Pagar as contas E ir publicando. Não ter dias de folga. Chegar a casa de corpo moído e ir preparar entrevistas.
Eu não me estou a queixar. Deixei de me queixar e passei a fazer o que posso - e nem sempre o que posso é suficiente, mas o importante é nunca deixar de tentar. Isto quando uma pessoa apanha balanço, é muito mais fácil.

4 comentários:

Francisco Maia disse...

Granda Necas! Este é um post que me deixa feliz!

E mais: as biografias de proporções épicas começam sempre por "fiz poucas coisas até hoje que valessem o que ganhei por elas..."

Gustavo Jaime disse...

Percebo-te perfeitamente. E mais que perceber, valorizo este "abraçar a vida" sem medo do risco. É muito mais gratificante os apuros que passamos por conta da liberdade - e dos sonhos - que o conforto da inércia e a comodidade da mesmice.

Há 5 anos abdiquei da minha "almofada" também e não me arrependo de absolutamente nada. Tiveram fases de questionamento natural, mas nunca cogitei que tivesse escolhido o caminho errado. Fui autêntico - e ser autêntico é das maiores virtudes que podemos permitir a nós mesmos.

Parabenizo-te, ainda que seja uma mera formalidade. "O meu maior empreendimento responde pelo nome de experiência."

Enolough disse...

Pedro Fortunato likes this.

Tracey disse...

Estou com o chico! Aliás, sempre digo que o que gostei mais de fazer, não foi pago... As reportagens da take, as entrevistas, o estágio no IOL Cinema. E não recebi um tusto
Mas soube por milhões.