terça-feira, 21 de junho de 2011

Mudar de apelido antes do tempo*

Depois de ler este post, pus-me a pensar nesta coisa do "nós". Eu percebo que ao fim de algum tempo de convivência as pessoas formem uma espécie de dupla. Um casal. Mas uma coisa é incluir a cara-metade nos nossos planos, outra coisa é assumir que ela É os nossos planos.
Posso simplesmente ainda não ter chegado a essa fase da vida, mas juro que não percebo essa coisa de assumir que pessoa X é sempre a nossa companhia para o cinema, para um concerto, para uma viagem, um jantar, etc. Nós existimos como seres individuais primeiro, não? Não gostamos sempre das mesmas coisas e não queremos estar com a mesma pessoa 24 horas por dia - digo eu. Não temos que andar sempre aos pares e muito menos precisamos da companhia de uma pessoa para justificar as nossas acções.
Depois quando se separam dão conta que não têm ninguém com quem ir ao cinema, jantar, viajar ou ir a um concerto. Pior: dão conta que fazer essas coisas com outras pessoas não faz sentido.

*Eu aliás acho que ninguém devia mudar o apelido por casar.

9 comentários:

Marina Ch disse...

Aqui em espanha ninguem muda de apelido (nem existe essa possibilidade, acho) e eles ACHAM BIZARRO que nos façamos isso. Dizem que isso so ha nos filmes de Hollywood. =P

Silly Little Wabbit disse...

É verdade, há uma enorme tendência para uma pessoa se anular. Mas sabe bem enquanto resulta, e só vendo de fora é que é que se tem essa perspectiva pragmática. Se é assim que alguém é feliz, não sou ninguém para criticar do auge da minha amargura zen.

Francisco Maia disse...

Ui, chegou a fase ressabiada. (A Silly é que disse bem! Dalai Lama da introspecção romântica!)

Mas ainda ontem estava a aconselhar uma pessoa com isso mesmo. É impossível e pouco aconselhável definires-te numa relação se não te tens definido como indivíduo.

A questão de mudar de nome ou não é indiferente porque, let's face it, "what's in a name"?

Mas o ponto em que imagino alguma discórdia e beligerância é o apelido das crianças. Mesmo que se dê os dois apelidos, a ordem também é item de discussão.

She knows disse...

Irrita-me bastante essa postura do 'nós' acredita, e concordo com quase tudo o que escreveste (por uma vez!), contudo, acho que a maior parte das pessoas quando têm uma relação têm o objectivo de estarem sempre juntas e de viverem em casal, sem necessariamente se anularem. Acho que partem do pricnipio que faz sentido assim. Que se gostam uma da outra faz sentido estarem juntas sempre que podem. Isso não as anula como pessoas individuais necessariamente. Há quem consiga conciliar tudo e nunca chegue ao ponto de perder os amigos por se ter isolado. Tenho amigos que estão juntos há mais de 10 anos e eu nem sempre estou com os dois ao mesmo tempo!

i disse...

E obvio que ha casais assim! mal estavamos se nao houvesse!

Fran: nc leste Romeu e Julieta? there's lots in a name :P

eu acho mm irritante miudos de 20 e tal anos andarem a brincar aos casamentos. o que e cada vez mais comum. sempre achei isso e alias, sempre evitei isso. e sempre escolhi pessoas que pensassem o mesmo que eu nessa materia. e como sabes bem, isso nc me fez ter relacoes menos "serias".

agora ya, e claro q cada um sabe de si. nao digo que nao. mas tenho uma opiniao, que e esta.

Anónimo disse...

Também não concordo com nada disso. No entanto, só muda o nome quem quer! Até é possível trocar de sobrenome um com o outro - o que me arrepia e acredito que seja deprimente em caso de divórcio!

Quanto à chamada "vida conjugal", embora não concorde, acho natural as pessoas anularem-se um bocadinho porque passam a estar muito tempo juntas e a fazer as coisas de que gostam juntas. O que não quer dizer que se restrinja a relações amorosas. Quando me mudei para Lisboa morava com uma amiga minha e também perguntavam por "nós" e respondíamos por "nós". Não éramos nenhum casalinho apaixonado, mas tínhamos o mesmo grupo de amigos, íamos para a terrinha juntas, cozinhávamos e comíamos juntas, às mesmas horas, etc.

Ora, agora moro com o meu namorado e acontece o mesmo. Não que nos queiramos anular... Não que goste particularmente de ter de responder por "nós"... mas às vezes é lógico que o faça! A resposta ao "querem vir ao sítio x?" pode ser sim e não. Então um vai e outro não. Não deixa de ser uma resposta conjunta a uma pergunta conjunta. É chato isso acontecer, também acho, mas não vão telefonar a um e depois a outro se estamos sentados lado a lado...

helga

tracey disse...

não gosto nada da ideia de ficar com o nome de outra pessoa - até porque o meu nome é muito mais fixe que QUALQUER NOME que exista. ahahaha =P
anyway, estou com a helga. é natural que passes a fazer uma data de coisas com aquela pessoa, que apareças nos jantares com ela, etc, mas eu sou mais apologista de "pessoas para certas situaçoes". por exemplo, a minha irmã é para as compras, as minhas amigas são para os meus desabafos existenciais, o tiago é para ir ao cinema e ler BDs =P, e por aí a fora ;)

i disse...

não por onde começar a concordar com esse comentário Tracey. é basicamente tudo! ;)
e sim, por favor, o teu nome NUNCA pode ser mudado.

Fátima disse...

eheh =) não te preocupes!